quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Homenagem simples aos 90 anos de Heleno

De maneira modesta – mas saudosa – faço hoje uma homenagem a Heleno de Freitas, que completaria 90 anos neste dia 12 de fevereiro. Nascido em São João Nepomuceno (MG), em 1920, Heleno, o ‘craque-galã’, morreria aos 39 anos em Barbacena (MG), de sífilis, em 1959.

Tive a sorte de vê-lo jogar duas vezes: uma contra o América, em General Severiano, em 1947, quando ele marcou os três gols alvinegros na vitória por 3 a 2. E mais uma vez, no mesmo ano, em Álvaro Chaves, quando o Glorioso derrotou o Fluminense por 2 a 1 (gols de Geninho e Teixeirinha, de cabeça, na saída do goleiro Robertinho).

Eu era apenas um menino de calças curtas.

Por ter sido a grande figura do jogo, Heleno foi carregado em triunfo pelos torcedores do Botafogo, que o levaram para a frente da social do Tricolor. Heleno, com seu espírito moleque, fingiu que colocava pó-de-arroz no rosto. Os adeptos do Fluminense o provocaram, chamando-o de Gilda (filme americano da época com Rita Hayworth). Foi então que o doutor de Freitas colocou a mão direita entre as pernas e fez uma nova saudação aos que o xingavam. Houve tumulto e meu pai achou melhor me retirar do estadinho.

Foi uma pena. Naquele dia fui testemunha ocular da história do futebol do Rio.

7 comentários:

Blog do Vascão disse...

Heleno foi sem dúvida um grande jogador. Justa sua homenagem.

Abraço
Jeferson

Luiz Rogério disse...

Oi Roberto!

Bonita homenagem ao eterno ídolo do Botafogo Heleno de Freitas.

Na minha humilde opinião deveria ser construida uma estátua em homenagem ao craque, que tanta bola jogou pelo Fogão e que amava o clube como poucos.

Aos que não leram, recomendo a biografia do Heleno.

Tenho fé que Heleno e outros eternos craques e botafoguenses ilustres que estão no plano superior olhem pelo nosso Botafogo e nos ajude a brilhar em mais uma partida contra a "nação" intitulada "império do amor".

Numa boa, império do amor ficou um termo bastante pederasta, mas combina com eles.

Abraço e bom carnaval.

* Entendo sua revolta com esse Botafogo atual.

Saudações Alvinegras!!!!

Luiz Rogério

Blog do Vascão disse...

Parabéns Roberto, seu Botafogo derrotou as forças do mau hehehe. Que vença o mais preparado na final.

Abraço
Jefersonj

Guilherme disse...

Por favor Mestre Roberto Porto, tire um daqueles textos maravilhosos, que somente o senhor sabe e acabe com o Urubu, mestre!!!Parodiando o Botafoguense Wagner Montes, escracha a molambada.

Sandro. disse...

Grande Heleno... maior artilheiro do Glorioso - por aproveitamento - cfe. tirei do teu livro baseado numa matéria do Globo penso. Que maravilha ter podido ver alguém como Heleno jogar. Ainda mais no Botafogo!!

Fernando de Lélis disse...

Obrigado sou radialista sou da terra de Heleno de Freitas fico muito feliz com a sua linda homenagen ao nosso conterraneo.A Prefeitura estara homenageando Heleno no prximo ano.

Fernando de Lélis disse...

Obrigado sou radialista sou da terra de Heleno de Freitas fico muito feliz com a sua linda homenagen ao nosso conterraneo.A Prefeitura estara homenageando Heleno no prximo ano.