sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pegamos de porrada o malandro analfabeto

Foto UOL
Há exatamente dois anos (ou 10 partidas consecutivas) que eu estava esperando que o malandro rubro-negro passasse pela esquina onde moro. Marrento, analfabeto (redundância, no caso), o indivíduo escapava da porrada que eu queria lhe dar como nos velhos tempos. Na quarta-feira de cinzas veio a oportunidade.

Com Marcelo Cordeiro (foto UOL) e Caio, além da dupla Mercosul (Loco Abreu e Herrera) ele gingou, tocou pandeiro, falou errado, como sempre, mas não escapou. E o microcéfalo Bruno teve que buscar a bola duas vezes no fundo de suas redes e deve ter chorado ‘a píncaros’, como dizia o repórter radiofônico Zildo Dantas no barraco onde o clube da beira da Lagoa se concentrava. A vingança tarda mas jamais falha.

Agora, o rubro-negro terá que suar a camisa para conquistar seu primeiro tetracampeonato carioca – só o Glorioso o possui – depois de falhar quatro vezes, uma delas para o modestíssimo Serrano de Petrópolis em 1980.

Ou o rubro-negro vence a Taça Rio (que eu duvido) ou vai fracassar pela quinta vez, mesmo com a ajuda dos moutinhos da vida, bandeirinha que roubou um título alvinegro. A máscara do rubro estava pesada demais. Tão pesada que até o sérvio Petkovic se deu ao luxo de desfilar numa escola de samba, todo sorrisos, falando aquele português bisonho e arrastado. Foi a vitória da vingança e da coragem.

Quero ver agora o que a Fla-Prensa vai dizer. Qual será a desculpa? Os jornalistas rubro-negros achavam que o Botafogo era pão-ganho? Quebraram a cara.

Pessoalmente, não me surpreendi. Temia apenas que o ‘crube’ levasse o jogo para os pênaltis para ter uma mísera chance de superar o alvinegro. Mas Caio, o garoto que joga abençoado pelos deuses do futebol, encarregou-se de deixar o microcéfalo goleiro Bruno sem ação.

A chamada ‘Dupla do Amor’, Adriano e Vágner ‘ridículo’ Love (acho que ele gostaria de ser mulher, com aquelas trancinhas) bem que tentaram. Mas foram barrados pelas heróicas defesas de Jefferson e de seus companheiros de defesa. Tanto que até Marcelo Cordeiro acabou fazendo um gol.

Parabéns a Papai Joel, que armou um Botafogo como nos velhos tempos, mesmo sem ter o elenco ideal. E da lateral, jamais descansou, dando instruções até irritadas para Herrera e Loco Abreu. Joel queria Herrera caído pela direita e só o substituiu porque o argentino sentiu câimbras.

Parabéns, também, a Maurício Assumpção pela escolha acertada do técnico. Maurício sabe muito bem que está à frente de uma instituição imortal e vitoriosa, ‘que não pode perder, perder para ninguém’. Aliás, daqui deste espaço de meu blog, peço desculpas a Maurício – se é que ele se ofendeu com um dos meus escritos. Não fiz menção a ele. Fiz menção à imobilidade do Botafogo, mal assessorado por gente que até torce pelo rubro-negro-preto.

Agora, vamos ao Vasco, contra o qual não temos o hábito de perder decisões.


(*) Recado para Juanito das Candongas: você não joga porra nenhuma.

15 comentários:

Unknown disse...

É isso aí, Velho Porto!!! Nada como uma grande vitória (mesmo inesperada por alguns) para trazer as pessoas à realidade e tua realidade é o Botafogo. Bem vindo de volta! Abraços,
Juarez Jason
Sobradinho/DF

A física na Biologia e vice e versa disse...

Porto, difícil descrever a emoção de vencer aqueles farristas arrogantes e de mal gosto. Império do Amor ? Nem novela brega levaria um nome desses...

Mas eu deixo uma pergunta.
O que é um rubro-negro-preto? Soou-me racista... E os nossos alvi-negros-pretos? São muitos, como eu, e todos filhos de mané, como você...

Desculpe-me se houver mal interpretado o seu post. Desculpe-me mesmo. Mas, ainda que respeite ("voltairianamente") as opiniões, há as de que não posso deixar de discordar...

Saudações alvi-negras, sempre...
daniel mendonça, belo horizonte

disse...

Porto,
Não precisa pedir desculpas pro "Omissão" não. Ele é um dos responsáveis pela péssima campanha de 2009, desse time bisonho de 2010 e por manter um FRAmenguista (Andersom Barros) no clube. Sem falar que até agora não temos patrocínio. Só quero ver o que nos aguarda.

Saudações Botafoguenses

Unknown disse...

Com o Juanito em campo com os mulambos, sempre teremos oportunidades de vê-lo ficar de quatro. A imagem com o Maic ficará pra sempre na memória dele...ehehehe...

Unknown disse...

Como é bom ler um texto seu após uma vitória sobre o Burro Negro,Porto.

Abraços e rumo ao título que nos escapou por pouco nos ultimos anos.

Chico da Kombi disse...

###

FORÇA FOGÃO!

Loco 13
neles!

Gloriosas Saudações Alvinegras.

###

Unknown disse...

Coluna simplesmente IRRETOCÁVEL !!!

Encaminhá-la-ei para meus diletos "amigos" rubro-negro-pretos deliciarem-se.

Humberto.

Gil disse...

Mestre Porto,

Como esse dia demorou!!!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Eduardo disse...

Chefe Robertao, sutil como um caminhão... Porrada neles, claro!!!!!!!

Sandro. disse...

Aqui em Porto Alegre, ou se tem o PPV ou acompanha-se o grande gauchão (Gremio x Veranópolis, um jogão!)e espera-se as 'bolinhas da Globo'. Sim porque a Band também não ajuda e transmite o super jogo do Paulistão do Mogi Mirim. Enquanto isso o clássico correndo e a alegria máxima de vencer após um longo tempo os urubus. Como um bom botafoguense, agora não vou mais assitir jogos se seguirmos vencendo! E hoje eu quero a Guanabara, quero garra que compensa qualquer adversidade. E quero a vingança dos 6x0 num jogo mais importante - uma final.
PS: esse deverá ser um ano de sorte para nós. Pois eu estava no Rio no 6x0, cogitei de ir ao Engenhão e por sorte não fui. E hj, aqui do Sul vou dormir campeão da Guanabara.

Carlyle Barral disse...

Esses dois lateralzinho de várzea deles juram que jogam bola...mas o que fazem bem é dar butinada e apontar o dedo na cara dos outros...

E esse tal de Love com esse discurso!? Não é isso que eles classificam de chororô! Ok, então...o choro é livre Love!

Carlyle Barral disse...

Esses dois lateralzinho de várzea deles juram que jogam bola...mas o que fazem bem é dar butinada e apontar o dedo na cara dos outros...

E esse tal de Love com esse discurso!? Não é isso que eles classificam de chororô! Ok, então...o choro é livre Love!

Guilherme disse...

Mestre Porto, não conheço pessoalmente, porém tenho uma identificação tão grande devido ao nosso amor em comum (GLORIOSO BOTAFOGO), e principalmente por suas colunas, desde o Jornal dos Sports até hoje no seu Blog, e por ser um jornalista que não fica em cima do muro, diz que é BOTAFOGO, e pronto!!!!Nesse dia 22FEV, dia do seu aniversário, desejo principalmente, muita muita saúde, para que desfrute por muitos anos seus filhos, netos e esposa, e o seu amado BOTAFOGO, e proporcionar a nós seus fãs, uma alegria imensa, VIDA LONGA AO MESTRE ROBERTO PORTO!!!!

Camila Augusta disse...

Depois da conquista da taça Guanabara, parabéns ao amigo Porto pela grande data e pelo título. O presente é para o amigo! Parabéns!

Unknown disse...

Ilustre botafoguense, meus parabéns!!

Muita saúda, paz, sucesso e anos de vida.

Que belo presente ganhamos ontem.

É só alegria. E que venha muito mais!!!

Abraços

Evandro Klauss
Brasília-DF