quinta-feira, 21 de maio de 2009

Torci para o Inter. Tem explicação?


Todos os meus companheiros de jornalismo, rádio e televisão estão cansados de saber que sou um ‘cronista neutro’, na mais pura expressão da palavra. Trabalhei com José Carlos Araújo, na Rádio Nacional, com Luiz Penido, na Rádio Tupi, e com Haroldo de Andrade, na Rádio Globo.
Todos (a não ser Haroldo que já se foi) podem atestar a minha absoluta isenção. Essa história de que sou fervoroso torcedor do Botafogo é o que chamo de ‘intriga da oposição’. Sempre torço para Flamengo, Fluminense e Vasco quando estes três gloriosos clubes enfrentam adversários não cariocas.


O fato de ter sido amigo íntimo de João Saldanha, Sandro Moreyra, Oldemário Touguinhó e Luiz Mendes – para citar apenas estes quatro – não significa que seja adepto das cores alvinegras.
Certa vez, Nélson Rodrigues, que ficou meu amigo quando de minha passagem por O Globo, queria que eu assumisse um clube do coração, mas me neguei peremptoriamente. E Celso Itiberê, o editor de esportes na época, é uma de minhas mais abalizadas testemunhas, assim como Fernando Calazans e Renato Maurício Prado. A rigor, torço sempre pela vitoriosa Seleção Brasileira.


Outro dia, liguei a televisão para assistir ao duelo entre Internacional e Flamengo. E, confesso, queria que o ‘Mais Querido’ superasse o seu rival do Rio Guaíba. Foi então que de repente, não mais do que de repente, me recordei da beleza da Lagoa dos Patos e de uns longínquos parentes que ainda vivem em Porto Alegre, inclusive uma senhora que é amiga de uma amiga de minha tia Philomena. Aí não houve jeito. Passei a torcer pelo Inter, não por raiva do Flamengo, coitado, mas por uma lógica familiar. E vibrei quando Juanito das Candongas errou e permitiu o primeiro gol gaúcho.


A essa altura, eu já estava embrulhado numa toalha vermelha, cantando a música do Inter que imita o ‘Pelados em Santos’, dos infelizmente mortos ‘Mamonas Assassinas’. E quando o Inter marcou o gol da vitória, numa falta muito bem cobrada, dei um berro medonho que assustou todo o edifício onde moro. Vibrei pelos parentes, pela amiga da amiga de minha tia e de todos os colorados que conheço.


Foi uma reação estapafúrdia, bem sei, mas fui dormir feliz da vida com a eliminação do ‘Mais Querido’ da Copa do Brasil. Hoje estou com pena dos rubro-negros, principalmente de Juanito, sujeito disciplinado, que não xinga ninguém quando é driblado.


Confesso que foi a primeira vez que desprezei um clube do Rio, justamente o mais popular e o mais marrento de todos. Mas as coisas vão melhorar. Petkovic, aos 36 anos, já deixou a cadeira de rodas e vai dar um novo tchan ao Mengão.


E o Imperador? Se conseguirem tirá-lo da comunidade onde vive, será um sucesso total. Fiquei apenas com pena de Obina, um craque desprezado até pela torcida do clube. Obina me lembra Berico, que Jorge Cury queria levar para a Seleção Brasileira...


Mas dias melhores virão. Enxuguem as lágrimas, rubro-negros...

23 comentários:

Manel disse...

Enquanto o Maicosuel vai para a Alemanha por 13 milhões de reais, o Ruim-hã, seu agressor na final do carioquinha, fica aqui no Brasil sonhando com uma proposta do exterior que NUNCA chega.
O marrentinho deve tá morrendo de inveja…

Antonio Gomes disse...

Melhor foi acordar no dia seguinte, passear pela Cidade Maravilhosa e apreciá-la toda bela sem sinal de fantasia de urubu.

Camila Augusta disse...

Hilária sua coluna, Porto!!!

Eu tb queria os times do Rio, mas quando vi a bizarrice que o Ruan fez, acabei lembrando de um certo dedinho na cara do Maicosuel e pronto: lá estava eu, disfarçadamente por causa do papai, torcendo para o Inter na sala.

Tb não vi uma camisa rubro-negra na rua por esses dias.

Saudações!!!

Eduardo disse...

Hahahahahahaha. Mestre Robertão, você se superou hoje. Também fiquei muito triste com a derrota do time da beira da Lagoa... E me lembrei de nosso velho amigo Cláudio Kuck, botafoguense e colorado em igual intensidade e insanidade, que é autor da melhor definição sobre os sentimentos de alguém a respeito do "Mais Querido": "O dia em que o Flamengo jogar contra um time de cachorros, aprendo a latir para poder torcer melhor contra." Grande Kuck, que certemente deve ter quase tido uma síncope de alegria com o golaço do Andrezinho.
E vovô Pet vem aí... hahahahahaha.

Anônimo disse...

Vergonha mesmo é ser eliminado pelo Americano de Campos...


SRN

Gil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu também dei um grito medonho.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gil disse...

Mestre Rui,

Quase fui expulso do prédio por soltar morteiros no golaço do Andrezinho e ao final do jogo.
O único time que possuo certa simpatia e de vez enquanto torço (por laços familiares), é o time da colina.
Infelizmente não enfrentaremos o time do rio Guaíba devido ao "treineiro" que ainda temos. Aliás, é a primeira vez que o "treineiro" comanda um TIME E CLUBE GRANDE e por isso está mais perdido que minhoca em galinheiro.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

MUITO ENGRAÇADO!
EU SEMPRE OUÇO NESSE BLOG.
SAIAM DAQUI FLAMENGUISTAS ESSE É UM ESPAÇO SOMENTE PARA BOTAFOGUENSES.MAS O ASSUNTO NUNCA MUDA: FLAMENGO, FLAMENGO, FLAMENGO.
GENTE ESQUEÇAM O FLAMENGO, O MOMENTO DE VOCES COMO VITIMA JA PASSOU, A FILA ANDA. É MELHOR SE PREOCULPAR COM A SEGUNDONA PORQUE TIME QUE PERDE PRO AMERICANO DE CAMPOS (DEPOIS DO TÉCNICO DIZER QUE ERAM FRANCO FAVORITOS) NÃO PODE IR MUITO LONGE NO BRASILEIRO (SEM CONTAR QUE O QUE PRESTAVA TA INDO EMBORA )
CONCORDO COM VOCES. ALEGRIA EM CIMA DO FLAMENGO SÓ TORCENDO PRA OUTROS TIMES MESMO.
SAUDAÇOES DO UNICO CARIOCA CAMPEAO DO MUNDO E SEM O VEXAME DA SEGUNDA DIVISAO.
ALEX PENTA TRI.

Unknown disse...

Grande Porto,
Eu e todos os cariocas ficamos também muito tristes com a derrota do time da favela do pinto.
Que tristeza não vermos nenhuma camisa urubuzesca nas ruas!
A rede globo está triste também, mas.. fazer o quê?
A sua coluna é tão popular que até framenguista aparece aqui!
Grande abraço

Bernardo

Malu Cabral disse...

ahahahaha, Porto, to imaginando vc enrolado numa toalha vermelha! ahahahaaha!

"Inter!estaremos contigo
Tu és minha paixão
Não importa o que digam
Sem estarei contigo
Minha camisa vermelha
E a cachaça na mão
Não importa o que digam
Sempre estarei contigo!

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Aqui em casa foi uma festa! Parecíamos - eu e meus filhos - torcedores fanáticos!Ao final do jogo a Duda dizia "mãe, grita pela janela!!"

Foi realmente uma sensação boa demais ver "O Mais Querido" perdendo a vaga, fora, out!
ahahahaha!

Beijo, Mestre!

Eduardo disse...

Que crueldade com o clube de regatas... Só porque eles foram eliminados nos descontos, fica todo mundo tripudiando... hahahaha. E o imbecil do Ruã, que foi suspenso por 30 dias... Pena que ele ainda jogou contra nós. E como diria Cláudio Kuck, au, au, au, au!!!!

Anônimo disse...

se juntar o foguinho com o inter até que dá uma cor legal, vermelho e preto.
perder uma vez passa.
perder duas vezes é azar
perder três vezes pro mesmo time é burrice.
saudações do REI DO RIO PENTA TRI EM CIMA DO foguinho.
ALEX PENTA TRI

Antonio Gomes disse...

Cadê o serviço de desratização? Vamos eliminar os ratos, as baratas e as pulgas, que já estão ficando demais.

Anônimo disse...

Caro Roberto Porto,
Estou indignado com essa forma de administração do Botafogo.
Quem são os olheiros que contratam só porcaria,jogadores muito ruins que não sabem o fundamento do futebol, o único que poderia nos dar alguma alegria foi vendido. O Mago,ganhou dinheiro ,status,prestigio,e pouco produziu e foi embora a preço de bacatela e nos deixou na mão.
Agora os cabeças de bagre Alessandro,Tiaguinho,Eduardo,Fahel,Léo Silva,Victor Simões,Castilho ainda continuam lá porque ninguém quer essas porcarias.E ainda coloco nesse bloco as promessas do Gabriel e Rodrigo Dantas,que não jogam nada.Quando é bom nós sabemos na hora.E os dirigentes os tratam como jóias...Barbaridade!!!
O Tcheco do Grêmio deu um passeio nesse guri pela lateral,é muito ruim esse Gabriel.Não mostrou nada e ainda é promessa?? Tão de sacanage. Esses putos jogam sem sangue,só comem, bebem e dormem. E na hora do jogo tinham a obrigação de compensar a falta de técnica em jogar com muita raça e vibração.E pra não quebrar,desliguei a TV quando o Grêmio fez 1x0, não aguentei ver mais nada .Se não tomar jeito vamos voltar pra segundona pra nossa tristeza que amamos o Fogão.
Desculpe o desabafo, mas não suporto mais tanta decepção.
Saudações alvinegras.
Haylton

Anônimo disse...

CALMA CACHORRADA!
AFINAL DE CONTAS NÃO FOI TÃO MAL ASSIM, POIS O OUTRO TIME DE VOCÊS VENCEU (COLORADO).
JÁ ESTÃO NA ZONA DE NOVO. O TIMINHO PRA GOSTAR DE ZONA.

Rafael M. F. disse...

ALEX PENTA TRI

Só carioca que conseguem ganhar atualmente né? E com mãozinha da arbitragem.

Vai lá para o urublog. É o lugar ideal para o seu nível.

Anônimo disse...

aí calanguis E NINGUEM CALA ESSE CHORORÔ, CHORA O DIRIGENTE, CHORA O PRESIDENTE, CHORA O TORCEDOR.
SRN
ALEX PENTA TRI.

Anônimo disse...

NA REALIDADE É MEDIOCRIDADE DA TORCIDA BOTAFOGUENSE TORCER CONTRA FLAMENGO!!! O FLAMENGO É UM CLUBE MEDIANO EM NÍVEL NACIONAL DESDE 92!! O CARIOCA É UM CAMPEONATO RIDÍCULO HÁ PELO MENOS 15 ANOS!!! NOSSA DIRETORIA MÍOPE NÃO TEM NENHUM PROJETO ( LIBERTADORES, POR EXEMPLO) EM MÉDIO PRAZO, OU MELHOR, PELO QUE ESTOU VENDO TEM : SEGUNDA DIVISÃO!!! VEJO EM MUITOS SITES TORCEDORES QUE SE DIZEM BOTAFOGUENSES MAS FALAM MAIS DO FLAMENGO QUE DO BOTAFOGO!! SABEM O QUE É ISSO ? NOSSA TORCIDA SE ACOSTUMOU A SER PERDEDORA!! TRANSFORMAM QUALQUER PERNA DE PAU EM ÍDOLO, NÃO COBRA DA DIRETORIA,QUE POR SINAL TRANSFORMOU O CLUBE EM FANTOCHE DA TRAFFIC!!!!
ASS: EASN

Fdiego disse...

o Obina, como me lembra um canto(?) dessa torcida(?) de iletrados, que era melhor que Eto´o....

PC Guimarães disse...

Fala, Robertão! Também estou com medo. Tenho flanado em blogs de botafoguenses e vim passear por aqui. Um belo passeio como sempre.
grande abraço
pc guimarães

LUIZ disse...

Grande Roberto, estava com saudades das tuas crônicas divertidas sobre o Simpaticíssimo. Tb tentei torcer pelo clube da beira da Lagoa, mas igualmente lembrei-me que, quando estive em Porto Alegre, fui muito bem recebido na Churrascaria Sacim que fica dentro do Beira Rio e pertence ao Inter. Daí pergunto: como não torcer por um anfitrião tão bom? Então tive de deixar meus laços cariocas de lado. Quanto ao rubro negro que está tentando tumultuar, além de covarde (como vc semre diz), por usar a alcunha de anônimo, ele está fazaendo aquilo que mais caracteriza sua torcida, marra e provocação. Por isso são "tão amados" pelas demais torcidas. E ainda assim acreditam que temos inveja. Iludidos. Abs.

Anônimo disse...

Concordo Porto, mas esse eterno pessimismo alvinegro que as outras torcidas usam pra nos provocar e que sobresai na sua coluna, so piora a situaçao. O time ja nao tem elenco e de quebra fica sem torcida também, pronto!! A menssagem é entao "chutar o balde" nao ir ao Engenhao???? O problema da geraçao que viu Garrincha e Co é que se acostumou com padrões QUE NUNCA mais vao voltar.
Abraços respeituosos

Angelo