sexta-feira, 1 de maio de 2009

Deuses do futebol com a palavra final

por Roberto Porto para o ESPN

Neste domingo, finalmente, o Rio de Janeiro ficará sabendo quem é o campeão estadual de 2009:

Flamengo ou Botafogo?

O Flamengo, apesar do bisonho empate de meio de semana com o Fortaleza, em Volta Redonda, é o favorito da crônica esportiva. Além de lutar pelo seu quinto tricampeonato estadual – superando o Fluminense na conquista de títulos no Rio – tem um time mais bem definido e uma coisa que o adversário não tem: banco. Além disso, sua equipe vem jogando junta há algum tempo e tem conjunto.

Já o Botafogo vive um drama: seu melhor jogador, Maicosuel, sofreu uma lesão muscular e está vetado. Outra dúvida é Reinaldo, que torceu o tornozelo no primeiro jogo da final (empate de 2 a 2) e se entrar em campo certamente atuará à meia-bomba – como se diz na gíria esportiva.

O técnico Ney Franco, como diria Nélson Rodrigues (1912-1980) vive um drama em 10 atos e 30 apoteoses. E mais: em 2007 e 2008 o alvinegro perdeu a final para o rubro-negro.

Só os deuses do futebol sabem quem será campeão.

O jogo terá uma espécie de faísca que poderá colocar fogo em tudo: a atitude irresponsável do lateral rubro-negro Juan, que depois de tomar um drible desconcertante de Maicosuel, cometeu uma falta desleal e o ameaçou verbalmente como provam fotos e teipes de televisão.

Se os jogadores do Botafogo mantiverem a cabeça no lugar, é possível que nada ocorra. Mas se o Flamengo estiver na frente do placar e a um passo do título, Juan poderá ser agredido e não haverá juiz que consiga interromper o tumulto.

Um detalhe surpreende os demais torcedores: por que Fluminense e Vasco estão como cartas fora do baralho há três anos? Difícil responder.

O Fluminense tem um excelente patrocinador e o Vasco, hoje de Roberto Dinamite – Eurico foi finalmente defenestrado – conseguiu cumprir uma boa campanha até ser goleado (4 a 0) pelo Botafogo numa das semifinais.

Apenas do ponto de vista de decisões do Campeonato Estadual, Botafogo e Flamengo estão empatados: o Botafogo venceu duas (1962 e 1989) e o Flamengo a mesma coisa (2007-2008).

Mas levando-se em consideração de outras competições, o Flamengo leva larga vantagem, desde 1991. É um jogo à feição para aqueles que gostam de apostas. Particularmente, porém, torço para que não haja expulsões e agressões.E torço, também, para que haja uma arbitragem limpa, sem favorecimentos para este ou aquele time.

Mas aí, como já frisei, a resposta estará nas mãos dos irrequietos e volúveis deuses do futebol.

Botafogo x Flamengo não é o clássico das multidões (Vasco x Flamengo) nem o de maior charme (Flamengo x Fluminense). Mas é, sem sombra de dúvida, o clássico de maior rivalidade no atual futebol do Rio de Janeiro.

Que o público possa apreciar um espetáculo para figurar na história.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Roberto Porto e minha gente botafoguense, vamos acreditar no resgate da vibração que o clube sempre expressava em tempos de glória no passado e que estará presente na hora da decisão.
Vamos ganhar nem que seja de 1x0,e seremos campeões.
Quem acompanhou em 89, observa que algumas situações de hoje são semelhantes às aquelas da época e vencemos.
Avante Fogão!!!
Ailton Luiz

Anônimo disse...

Caro, Roberto Porto.

Escrevo agora após o jogo, de final para mim bisonho.
E devido ao resultado, pergunto: Possuem tais "Deuses do Futebol, raiva do Botafogo de Futebol e Regatas"?

Digo isso, pois vi através do tubo de imagens (moro em Brasília), um time de ataque inoperante e futebol burocrático ser campeão por ser única e exclusivamente bafejado pela sorte! Nada mais.

Mesmo com o nosso ditoso estrategista, tendo cometido o inacreditável erro, de anular o seu próprio ataque ao optar por escalar nele, zagueiros (voluntariamente anulando-se perante ao adversário), este time findou a primeira etapa colocando uma bola na trave e concluindo agudamente ao gol por mais de dez oportunidades, enquanto o adversário apenas por duas vezes...
Mas ambas, como que guiadas por mãos espíritas nas redes alvi-negras adormeceram...

Estes deuses, se existem, nos odeiam! Com força e rancor!
Mas, devo dizer então que os odeio ainda mais. Pois, como leitor e admirador do pensamento mais vigoroso que a humanidade já presenciou, o apelo ao porvir de Nietzsche, não posso aceitar ser manipulado pelo abstrato!
Por isso, tudo e qualquer coisa que tenha como explicação o inevitável e o inexplicável, para mim não serve.

Serve aquilo que está reservado ao futuro: as glórias a serem conquistadas!

Daí, considerando a nobreza das ações, típica dos vencedores, eu jamais me vangloriaria duma conquista advinda sem méritos outros que a sorte. No entanto, não é outra coisa, que aqueles que por ventura possuem um carniceiro aldado por símbolo fazem.

Nada para se importar, afinal, exibe tal atitude aqueles dotados de pequenez de espírito.


Lutas passadas, vencidas e perdidas. Há de ser pouco. Quem enxerga com vontade o futuro, não se prende ao passado. Este é antes o alicerce para conquistas, não um terreno para conforto e lamúrias.
Nada a dizer,portanto, sobre este torneio carioca que acabou por findar-se, pois os meus olhos agora, fitam outros destinos.


C.A.Ferreira
(bunnyman_tar2@yahoo.com.br)