segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Atenção: não falem mal do Botafogo

Faço a mais absoluta e fechada questão de esclarecer um ponto aos eventuais leitores do meu blog – que, pouco a pouco vai chegando a 60 mil consultas. Todos sabem que sou botafoguense há mais de 60 anos e que gosto de contar histórias a respeito de meu clube do coração. De 1904 a 1950 (inclusive) conto com a inestimável ajuda do escritor alvinegro Alceu Mendes de Oliveira Castro, com seu extraordinário livro ‘O Futebol no Botafogo – 1904-1950’ (esgotadíssimo).

Daí em diante, quando quero uma informação precisa, peço ajuda da verdadeira enciclopédia do Glorioso, o meu amigo (sempre prestativo) Pedro Varanda, a quem chamo de ‘Marechal’ por tantos conhecimentos acumulados através dos anos sobre o Botafogo.
Deixo passar muita coisa na imprensa – toda ela rubro-negra – mas sacanear o Botafogo, sem uma resposta minha, não dá. Não dá e não dará enquanto este blog existir. Por isso, apenas por isso, com a preciosa ajuda do Varanda, publiquei a enorme lista de vitórias do Botafogo que fizeram o Urubu chorar.
Muitas delas eu estava lá, no Maracanã, misturado à torcida, embora tenha até hoje lugar privativo na tribuna de imprensa do estádio. Outras, não. Era muito garoto para ter tido o prazer inenarrável de ver os jogadores do Urubu sentados em campo, um recurso abjeto e que entrou para a história do futebol carioca como ‘O Jogo do Senta’.

Mas não suporto – repito – que sacaneiem o Botafogo no rádio, na imprensa e na televisão. Daí o último e gigantesco blog que a Malu Cabral (amiga do peito) teve a paciência de postar sobre a vitórias conquistadas sobre o Urubu. Comigo é assim: bateu, levou. E não reservo minhas reações apenas para o Urubu – que vive de comida podre.
Sou assim com todos, Vasco e Fluminense. Outro dia mesmo dei uma porrada no tal Bruno Mazzeo, que fez pouco do Botafogo na televisão, vestindo a camisa cruzmaltina. E é importante dizer que não recebo um único e mísero tostão do Botafogo para fazer o que faço. Em relação ao Fluminense, pelo menos por enquanto, não tenho o que falar (pelo menos por enquanto). Mas, quem sabe? Pode ser.

Por isso estou dando estas explicações aos meus seguidores. Se me alonguei, pelo menos aumentei o arquivo de cada um com a ajuda do Varanda. Mas saibam todos quantos este blog virem que podem até falar mal de mim. Do Botafogo, nunca.

8 comentários:

Camila Augusta disse...

É isso aí amigo Porto!
Também fiquei com muito ódio quando vi a reportagem... uma palhaçada só!
Como você, também não deixarei falar mal do Glorioso, o clube do meu coração.
Saudações amigo!

Gil disse...

Mestre Porto,

E VIVA O NOSSO BOTAFOGO!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Blog do Vascão disse...

É isso ai tudo que for contra os molambos conte comigo hehehe.

Abraço
Jeferson

Elielder disse...

Porto, não vi ou li, e penso que nada perdi. Rimou! Vindo da Flaprensa, como citas nas suas crônicas, nada mais previsível. Coisa de gente pequena . Cérebros de lagartixa. Mesmo quilômetros de distância, sentimos o cheiro(ou mau cheiro) de enxofre dessa tchurma. Obviamente devemos dizer que tem muitos do bem nesse meio, mas lamentavelmente parecem ser minoria.

Cléto Martins disse...

" _ Meu vizinho é gente boa, apesar de ser flamenguista. Mas é urubuuuuuuuuuu."

Isto não é preconceito. É conceito.

Saudações Gloriosas!

Cléto Martins

Cléto Martins disse...

Os molambos tem quantidade. Os Gloriosos tem qualidade. Esta quantidade se reverte em mais fatura e muita despesa. Esta qualidade se reverte em menos fatura e menos despesa. Com um choque de eficiência, esta equação poderá nos ser favorável. Esta quantidade é como você ter um elenco de 50 jogadores, mas só 11 entram em campo e não ter quem resolva a parada. Dr. Maurício, reunião c/ Dona Patrícia é p/ Gerente do BFR. Dr. Maurício, vossa agenda deverá ser com Ricardo Teixeira, Presidente da FIFA, Presidente da Vale, 1º Mandatário da Fiat, 1º Mandatário da Itália, 1º Mandatário de Dubai.

Saudações Gloriosas.

Cléto Martins

Eraldo Santos Tag DF. disse...

Roberto Porto, boa noite. Li agorinha mesmo os três últimos artigos do seu blog, e acabei entrando no túnel do tempo, quando vi a foto do Renato Sá (bom jogador) comemorando o gol da vitória contra o mengo, em 1979. Quem assistiu àquela partida não esquece jamais. Para eles era certo que o Fla venceria, por que no jogo de nº 44, contra o Fogão, eles venciam e o Botafogo empatou a duras penas, graças ao Luizinho Tombo, garantindo o 2X2, no mesmo Campeonato Estadual. Na lista de jogos em que o urubu chorou, faltou colocar um 4X2 que o Glorioso aplicou em - se não me engano - 2002, pelo Torneio Rio-São-Paulo, com dois gols do garoto Felipe. Nenhum verdadeiro botafoguense admite que se menospreze o clube que mais jogadores cedeu à Seleção brasileira. Eu costumo dizer aos flamenguistas aqui do "DF" que o Botafogo também é campeão mundial, só que, vestindo a camisa amarela, de tanto emprestar seus atletas a este país. E NINGUÉM CALA....... Saudações botafoguenses!!

Paulo Cesar de Paiva disse...

valeu roberto;
o botafogo é feito filho,só os pais podem falar mal,se vem umcara falando dele a gente mete a porrada!