segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

‘Botafogo – O Vergonhoso’

Justamente no ano em que completa 100 anos da sensacional conquista do Campeonato Carioca de 1910 e que recebeu da imprensa o apelido de ‘O Glorioso’, o Botafogo tomou do Vasco uma surra homérica.

Vestidos com uma camisa ridícula, os jogadores alvinegros foram mais ridículos ainda. E o técnico, à beira do gramado do Engenhão – campo do Botafogo – nada fez para impedir o grotesco espetáculo. E a diretoria, pelo que se soube após a surra, pretende manter esse mesmo grupo que está levando o antigo Glorioso à bancarrota.

Não vou dizer que desisto, que tiro meu time de campo, porque sou profissional do jornalismo. Mas que me dá vontade, isso dá.

A partir de domingo, renegando histórias de heroísmo – como a do zagueiro Dinorah, campeão de 1910 com uma bala no pescoço – vou tratar o clube como ‘Botafogo – O Vergonhoso’. Já perdemos do Vasco por 7 a 0 em 2001, do Flamengo, duas vezes, por 6 a 0 e 6 a 1, e do Fluminense, se a memória não me falha, por 7 a 1 ou 7 a 2.

O que falta para maltratar ainda mais nossa apaixonada torcida?

Nada, rigorosamente nada.

Por isso, meu blog de hoje termina aqui, sem foto, de luto e sem esperanças de dias melhores.

Peço desculpas a todos botafoguenses.

23 comentários:

Talita disse...

Olá Roberto Porto,
sou torcedora do botafogo também, ou melhor sofredora.
Estava no estádio e vi o vergonhoso jogo de perto, triste demais.
Mais pior do que ver o nosso time perder de goleada e ver um monte de bobão querendo brigar o tempo todo......
estou verdadeiramente decepcionada com o time e com a torcida!
Vou a todos os jogos e nunca tinha vista a metade do que vi nesse,muito triste mesmo! aí vai um desabafo de uma torcedora doente pelo seu timee revoltada ( hj é assim que me sinto....)!

Anônimo disse...

Porto,

Por favor, moro fora do RJ e gostaria de fazer-lhe um pedido: quando você for até General Severiano arremesse um paralelepípedo no Fahel pra mim? Há, aproveite para dar um soco (com soco inglês) na boca do Estavam tá?

E 2012 que não chega...

Nikacio Lemos Bitencult disse...

ARGENTIOS E URUGUIOS NO FOGÃO, TRAZ MÁ SORTE !!!

Enquanto os outros times brasileiros vêm repatriando craques Brasileiros e tendo sucesso em campo, o Botafogo caminha para Trás ao trazer jogadores argentinos e Uruguaios.
Botafogo não precisa desses gringos para triunfar.
Não gosto do meu Fogão com Argentinos e Uruguaios no elenco!!!

Argentinos e Uruguaios no elenco do Fogão, Taz Má Sorte !!!

Fui..............

Impasse Livre disse...

caro Roberto
O Botafogo não merece que você acabe com o seu brilhante blog, Você é um torcedor e um profissional muito acima dos que hoje lá estão e desonram, a camisa alvinegra.Não perca seu tempo e nem nos faça orfãos de suas palavras. afinal de contas, nada melhor do que o próprio tempo para lhe ad dar razão em seus brados e nada melhor que o seu blog pessoal para fazer ecoar a voz do apaixonado alvinegro. não se cale, talvez seja isso que eles queiram! O botafogo dará a volta por cima. Acho que o retorno do bebeto de Freitas é o minímo que se faz. Abraços, Leandro Carvalho

Anônimo disse...

Amigo Roberto, sua colocação foi brilhante referente a esse time de medíocres que desonram a história do nosso clube. São jogadores pífios, sem sucesso professional e inexpressíveis. Quanto a diretoria melhor nem dizer que o dentista de praia é maluco. Tato é que permitiu, usar uma camisa que não poderia ser utilizada de acordo com o estatuto do clube e por aí vai.

Sds.
Alexandro

Elielder disse...

O BFR DE HOJE É SIMPLESMENTE UMA CARICATURA DE SEU PASSADO. NÃO OBSTANTE, FALAR DE BEBETO DE FREITAS NESTE MOMENTO É, NO MÍNIMO, UMA COLOCAÇÃO INFELIZ. BEBETO TALVEZ FOSSE/SEJA A PÁ DA CAL NOS DESTINOS DO BFR.JÁ QUASE O FOI.

Skorpio disse...

Quando um clube de futebol permite-se mudar seu uniforme, seja por ataques de modernidades, por dinheiro (caso de Corinthians, Palmeiras e outros) ou qualquer outro motivo, é sinal de que o amor ao clube já não existe mais. uniforme de clube é como bandeira de país, não se muda nunca. É a história de tradições que um uniforme carrega. Como mudar um uniforme que foi honrado por Nilton Santos, Garrincha, Didi, Zagallo, Paulinho Valentim, Manga, Edson, roberto Miranda, Quarentinha, Jairzinho e tantos outros ídolos do passado, que não são de minha época, mas cuja história de honradez e dignidade eu conheço por ter lido nesse blog maravilhoso.
Há tempos o Botafogo vem se especializando em contratar indivíduos (recuso-me a chamá-los de homens) de caráter desprezível, que entram em campo sem honrar a camisa do clube e sequer fazer juz ao salário que recebe, como faz qualquer trabalhador honesto.
Humilhante a situação do Botafogo. O clube está sendo dirigido com incompetência e extrema leniência por essa diretoria caricata. Um dos meus maiores orgulhos em ser btorcedor do Botafogo é o seu passado de glórias, de craques inigualáveis. Mas chega de ver essa gente manchando a história do clube. Não já não tenho mais argumentos para enfrentar os detratores do clube, já não sei mais como argumentar com meus amigos torcedores de outros clubes, chega de ouvir chaccotas. De agora em diante, só terei esse blog como referência. Se algum dia o Botafogo mostrar que merece o meu amor, eu voltarei a acompanhar o clube. A verdade é bem essa, essa gente não está meu respeitando. Tivemos pernas de pau no passado, mas pelo menos tinha brio, tinham caráter.
Todo esse carnaval com contratações no mínimo duvidosas. E atorcida ainda deixa se levar por esses enganadores. Me desculpem, mas foi "muito flato e pouca merda". Meu velho pai que me fez botafoguense, (conterrâneo de Heleno de Freitas), que neste ano estaria completando 102 anos de idade, se vivo fosse para ver essa irresponsabilidade, esse antro de incompetentes em que se transformou o Botafogo, essa falta de respeito com o clube, sentaria em sua velha cadeira na varanda e se recolheria a um silêncio doloroso, pitando seu cigarrinho, como sempre fazia. Espero que esteja sendo poupado, lá no céu, onde tenho certeza que está por sua bondade e pureza, ao lado dos bons espíritos, de ver essa desgraça que é o Botafogo de hoje. Isso que aí está não é um time de futebol, é uma tragédia, uma tragédia passada, uma tragédia presente e uma tragédia iminente. Assim não dá!

Unknown disse...

Olá Sr.Roberto Porto, sempre acompanho seu Blog, mas nunta fiz nenhum comentário. Hoje, infelizmente concordo com o Sr. Querem acabar com a Instituição Botafogo, contratando jogadores medíocres que não condizem com as tradições do Glorioso. Isso, sem falar na diretoria amadora que está comandando os descaminhos do meu Clube. Talvez a solução seja a renúncia coletiva dessa corja,e, que assuma alguém com alma alvinegra, com um mínimo de vergonha na cara, para trazer as glórias que tanto merecemos. Com tristeza, mas esperançosa de dias melhores, desejo ao Sr. uma Boa Tarde (se der)

Blog do Vascão disse...

Amigo Roberto, não desanime, hoje seu time foi goleado, amanha ele golea-rá alguém, como aconteceu no carioca do ano passado, nos goleamos qdo nao valia nada e depois qdo valia vcs devolveram a goleada, futebol é assim mesmo, hoje vc ganha, amanha perde, por isso é o melhor esporte que existe.

Abraço e se puder visite o meu blog.
Jeferson

Gaburah disse...

Humilhação! E fora Estevam!

Eraldo Santos Tag DF. disse...

Roberto Porto, gosto muito de ler os artigos do seu blog, sempre enaltecendo o valor e o brilho que a Estrela Solitária possui. Assim como todos os torcedores que comentam no blog, reconheço em você - mesmo não o conhecendo de perto - o cuidado pela memória viva do Botafogo, com fotos históricas e matérias excelentes. Assim sendo e também profundamente afetado por mais esta derrota vergonhosa e que nunca será devolvida, como aconteceu nas humilhantes outras que você citou, me despeço e reconheço que o Botafogo - como afirmou o companheiro torcedor no artigo anterior - não tem presente nem futuro. Só será lembrado nos livros de História. Obrigado!

Anônimo disse...

Roberto,
Sou de Brasília e acompanhei ontem a mais um dos fiascos do meu FOGÃO. Lamentável. A unica esperança que me resta é que a goleada de ontem sirva para a diretoria despachar para o merecido lugar o Sr. Estevam , Alessandro, Fahel e quadrilha.
Abraços sentidos.
Carlos Renato Dignart

Luis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gil disse...

Mestre Porto,

Desculpa, mas se nada for feito seremos, a passos largos, o futuro América do Rio!
Ficamos em estado de coléra quando as federações, tribunais, juízes, bandeiras, jogadores e a imprensa nos fazem chacotas, mas a atual diretoria apoia e reforça com mais motivos.
Mestre acredito que sejas o único capaz de unir e reverter esse quadro. Só você tem moral, credibilidade e respaldo, para reunir todos os grandes beneméritos, artistas, políticos, jornalistas, empresários sérios e pessoas influentes que amam e sejam BOTAFOGUENSES, e montar um projeto que de um basta nisso tudo. Anos que estamos sendo ridicularizados e com isso a nossa torcida envelhecendo.
Talvez o mestre não perceba, mas és o único que pode iniciar um projeto e acabar de vez com as frases que mais escutamos:
- Há coisas que só acontecem ao Botafogo.
- O Botafogo tem a vocação do erro.
- Às vezes torcemos pelo Botafogo apesar do Botafogo.

Mestre acredite você é o cara!

Nos meus 53 anos de vida estou ficando cansado de ser enganado por falsas promessas e mudanças que nunca chegam.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

marcio dreux disse...

Time medíocre, técnico fraco e diretoria incompetente! Alessandro, Antônico Carlos, Fahel, Eduardo, Lucio Flávio... mais um time para não ganharmos nada e sofrermos muito em 2010. E nenhuma, absolutamente nenhuma!!!, grande contratação.

Anônimo disse...

Caro Roberto,
Tive a grande honra de conhecê-lo no lançamento do livro "BOTAFOGO: O GLORIOSO", na sede, em General Severiano. Nesse dia vimos o nosso Nilton adentrar a sede, batemos palmas, choramos e o saudamos. Esse é o BOTAFOGO que eu gosto - citando nossa querida Beth Carvalho.
O BOTAFOGO só deveria ser dirigido por legítimos botafoguenses, honrados e merecedores de assinar e responder pelo nosso FOGÂO. Nossas cores são o preto e o branco.
Nosso clube não pode ter um presidente que assiste a um jogo desses e não se revolta, volta para sua casinha e nada muda. É inadmissível 'esses profissionais maléficos do futebol' falarem pelo nosso FOGÃO. Onde está a hombridade do seu Maurício Assunção, Assumpção ou seja lá o que for?
Querido Roberto, estaremos sempre juntos na dor e nas nossas memórias.
Elizabeth

Novas Arenas disse...

Antes de pensar em demitir treinador e dispensar jogadores, cabe ressaltar que a responsabilidade maior é de quem contrata. Se os jogadores são ruins, eles são o que são. Rejeito dos outros clubes. Isso já acontece há muito tempo. Só contratamos quem não interessa ao mercado, porque esses, raramente cogitamos contratar, e quando fazemos, somos preteridos. O valor do Botafogo hoje é o mesmo que um time médio desses aí pelo interior do país. As pessoas que comandam o futebol do clube, vice de futebol, gerente etc., poderiam dar um grande exemplo de honradez e amor genuino pelo clube entregando seus cargos, como prova de dignidade e acatando a culpa por contratações equivocadas e bisonhas. Porque demitir somente a comissão técnica ? porque só afastar jogadores ruins ? E esses dirigentes canalhas ? Canalhas não por contratarem mal, mas por se agarrarem aos cargos mostrando que não existe amor algum ao clube. São apenas mais uma leva de sugadores da alma do clube como tantos outros nessa era recente. Nilton Santos dizia que dia seguinte a clássico perdido era dia de se trancar em casa e esconder a vergonha. E eu pergunto: quais desses dirigentes se trancaram em casa na segunda-feira ? Fora com essa escumalha !!!!

Camila Augusta disse...

Sem palavras...
Sinceramente, não acredito que as coisas vão melhorar com a demissão do técnico, só isso não resolve! Muita coisa deve ser afastada e modificada no Clube. A necessidade de novos reforços é clara. Não adianta Loco Abreu lá na frente e Herrera correndo se o meio de campo é lento e a defesa não funciona. A pergunta que fica é: o que esperar desse time?! ...
Saudações!

Fernando Morais disse...

Diretoria incompentente e sem ambição! O Botafogo está envergonhando seus torcedores, se apequenando e do jeito que vai logo seremos um América... Sim, seremos um América ou um Bangu! Caiam na real.

CLÉTO MARTINS disse...

A CAUSA ÉRA P/ RENUNCIA GERAL, MAS OPTARAM PELO TRADICONAL REMÉDIO CONTRA FEBRE.
O Joel não estava inativo. Ele estava recuperando à língua. Em sua estada na África do Sul, não aprendeu o inglês e esqueceu o português.
No sistema defensivo, o BFR/2010 não contratou um lateral direito, o A. Carlos e o Cordeiro são caras do gerente e Welington, Eduardo e o Fahel são manutenções do dentista. Contratou-se muito tarde, não houve pré-temporada. Aliás, uma coisa é contratação, e a outra é aceitação de jogador.
Na troca de técnico, remediou-se contra a febre, mas, nada sobre a causa. E o gerente de futebol de peso, continua lá, imbatível nas reuniões no Restaurante Porcão.
O Joel vem mais p/ melhorar o relacionamento c/ a parte podre da imprensa e livrar a cara do dentista, do que como técnico de futebol.
Saudações Alvinegras.
Cléto Martins

Novas Arenas disse...

Apesar de toda a indignação, me causa asco que nesses momentos em que o cadáver jaz no chão frio, apareçam os abutres de plantão para tirar proveito politico da situação. Agora mesmo, leio as declarações indignadas de um ex-presidente tresloucado, que implicitamente sugere que o presidente e sua "entourage" saiam de cena. Nada mais triste. É preciso lembrar a esse cidadão que em 1994 quando ele era o presidente, eu estava na arquibancada do Maracanã assistindo o Botafogo levar de 7 do Fluminense. E ele não saiu. Depois em 96, com a chance reconquistada de disputar uma Libertadores depois de mais de 20 anos, ele desmonta o time campeão brasileiro e expõe o clube a uma campanha ridícula. Ahhh, e antes que ele se insurja bradando que sob sua gestão o clube conquistou seu único título brasileiro, lembro que aquele time não foi montado para isso. Mas, como dizem os doutores treinadores de hoje, graças a uma boa defesa, uma excelente marcação, e um artilheiro iluminado, o time "encaixou", e até para a surpresa dele acabou campeão. O Botafogo precisa se livrar urgentemente desses rufiões que se julgam donos do clube.

Anônimo disse...

Aí galera grande promoçao: não percam.
Fogão eu disse fogão de 6 boca na promoção não percam
SRN AlexHexa

Unknown disse...

vc tem sorte sorte Robertão, de ter nascido em épocas q o Botafogo não passava essa vergonha e sim mostrava a todos o seu apelido de "O Glorioso".