sábado, 10 de julho de 2010

Fla toma providências enérgicas


Faz tempo que sugiro aqui neste meu blog, a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no que restou da sede da Gávea, perigoso reduto de jogadores, torcedores e auxiliares do departamento de futebol do Tinhoso, em tempos idos vizinho da famosa Favela do Pinto. Hoje, através de meu SSI (Serviço Secreto de Informações) tomei conhecimento do projeto que será erguido em breve na Beira da Lagoa (foto acima). Trata-se de uma nova sede que não precisará de UPPs e que servirá para abrigar atletas e adeptos do rubro-negro. Uns ficarão em seu interior cumprindo uma espécie de recolhimento perpétuo. Outros, poderão sair, vez por outra, desde que vigiados por elementos da PM.

Para desenhar o projeto da nova e ‘espetacular’ sede, o arquiteto (que não pode ser citado pois já passou anos no Complexo de Bangu), fez um estudo profundo sobre as teses do médico, cirurgião e cientista italiano Cesare Lombroso (1835-1909), que escreveu a obra prima da criminologia denominada ‘O Homem Delinquente’. Pessoalmente tive contato com a história de Lombroso quando estudei Direito Penal na Faculdade Nacional de Direito, na Praça da República. Para escrever sua monumental obra, Lombroso, como médico, perpetrou 400 autópsias e fez, de maneira paciente e profunda, a análise de seis mil delinqüentes vivos e presos, claro.

O projeto, pelo que pude verificar, é magnífico, tendo, inclusive, um campo de futebol (de terra batida mas de dimensões oficiais) para treinos dos atletas. Estes ficarão, digamos assim, concentrados em celas isoladas e o controle da entrada de telefones celulares será terminantemente proibido. Os torcedores que quiserem assistir aos treinos serão todos revistados e posteriormente acomodados em arquibancadas gradeadas para evitar tumultos. Em dias de jogos, na projetada reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014, as torcidas organizadas ficarão acomodadas à esquerda das tribunas especiais – como sempre ocorreu no passado – mas, por uma questão de segurança, serão vigiados por 10 mil homens armados da Polícia Militar.

Para estimular o time, os torcedores rubro-negros poderão levar cópias empalhadas de urubus. O que ainda está em estudo – e talvez demore a ser decidido – é a questão de uniforme dos jogadores. Não se sabe até agora se os jogadores poderão usar a camisa oficial ou se ela será substituída – como já foi – pela do Tabajara Futebol Clube. Tudo depende de uma especial autorização dos protagonistas do programa ‘Casseta & Planeta’, da Rede Globo. Na saída do Maracanã, os jogadores serão acomodados (com conforto) em camburões especiais até a nova sede, onde serão devidamente trancafiados até o próximo compromisso. As viagens de avião, para o Campeonato Brasileiro, serão proibidas. Os craques seguirão em ônibus especiais, mesmo para os mais distantes locais – como Fortaleza, por exemplo.

Particularmente, acho que as medidas tomadas pelo Tinhoso da Gávea são exageradas. Não na sede, que está realmente muito bem bolada. Mas nas viagens longas. Os jogadores, por uma questão de respeito ao ser humano, poderiam viajar de avião, desde que algemados, para não ameaçar a segurança dos demais passageiros. Através deste blog farei (prometo) uma campanha a favor dos aviões e das algemas, já que as viagens de ônibus serão extremamente cansativas e desgastantes. Por fim, nas divisões de base, aqueles que pretenderem jogar pelo Tinhoso terão que apresentar o que já existe nas eleições, ou seja, uma ‘ficha limpa’. Acredito que em 20 ou 30 anos o Tinhoso possa se recuperar do trauma porque passa nos dias de hoje.

Este é o meu desejo: liberdade condicional para os jogadores bem comportados.

4 comentários:

Chico da Kombi disse...

###

FORÇA FOGÃO!

Jobgol neles!

FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

Gloriosas Saudações Alvinegras.

###

Enéias Teles Borges disse...

O Flamengo passa, sem dúvidas, pelo sem momento negro e sem o rubro.

Abraços.

marcio padilha disse...

Meu caro Roberto "Alvinegro" Porto, estou aqui na Inglaterra e passando por Londres com a GLORIOSA CAMISA ALVINEGRA pela Oxford Street, fui parado por um ingles que me disse que o Botafogo eh o time mais querido que ele ja viu. Ele assistiu a final da taca GB e viu a gloriosa torcida alvinegra inflamar o maracana. Nao deu outra, virou o fa numero 1 do FOGAO. gravei umpequeno video com ele e gostaria de enviar para vc posta-lo no blog. Caso nao haja problemas, envie uma resposta para meu e-mail grande abraco

Unknown disse...

Pois é Porto, mas eles saem de Bangu e ainda nos vencem.
O que fizeram esses jogadores durante o longo período de treinamentos durante a Copa ? Quanto o clube gastou no aluguel da Granja Comary ? Para que ? Para apresentar aquele jogo ridículo contra um adversário patético, com um ataque inexistente, e conseguir perder ???
A verdade é que não temos meio de campo. Volantes que não protegem a defesa, não sabem sair jogando e não sabem tocar a bola. Alimentar o ataque ? Esqueçam. A defesa é um queijo suíço !!!. repito: essa diretoria está brincando com o fogo !!! Na próxima semana estaremos na zona do rebaixamento, aí começa o desespero, os bons jogadores já estarão contratados e sobrará a xepa, e xepa sempre cara. Será que ano passado não foi suficiente para o aprendizado ??? Vão errar de novo ???????