segunda-feira, 27 de abril de 2009

Botafogo 2 x 2 Flapito


Antes de comentar a partida que terminou com um 2 a 2 , no Maracanã, faço a mais absoluta e fechada questão de registrar a covardia e a canalhice do torcedores do Clube da Beira da Lagoa – refiro-me somente aos semi-alfabetizados – que, na falta do que fazer, escrevem comentários sobre meu blog, escondendo-se, escrotamente, sob nomes falsos ou anonimatos. Com raríssimas e honrosíssimas exceções – royalties para Helio Fernandes, da Tribuna da Imprensa – eles inventam pseudônimos e não colocam seus e-mails. Por quê? Por que têm medo de minhas respostas à altura? Pode ser.

Todos ironizam o Botafogo e a mim, valendo-se, quase sempre, de palavras de baixo calão, parecendo integrar um grupo que meu irmão Maurício Porto chama de patota de maria-vai-com-as-outras. Escrevem num português de pré-primário, cometendo erros ridículos, dignos de reprovação na pior das piores escolas públicas da cidade, se é que as frequentam. Querem um exemplo: outro dia um imbecil escreveu ‘esplicar’e seria reprovado de estalo no programa ‘Soletrando’ apresentado na Rede Globo no programa de Luciano Hulk. Em resumo, além de canalhas são burros.

Bem, vamos ao jogo apitado por Djalma Beltrami, aliás Rodrigo Sá, mais um soprador de apito escalado para dirigir um clássico decisivo do Campeonato Estadual do Rio. Beltrami, alías Rodrigo Sá, inventou um pênalti de Alessandro em Juan e deixou de marcar dois, ainda na primeira etapa, sobre Reinaldo e Maicosuel. E mais: não expulsou o marginalzinho Juan, que depois de levar um drible desmoralizante de Maicosuel ainda o ameaçou como provou a televisão e a foto publicada por O Globo, como se isso não fosse motivo de expulsão sumária. A atitude do lateral do Clube da Beira da Lagoa quase provoca um tumulto generalizado entre os jogadores.

Se Reinaldo e Maicosuel não tivessem sido tão perseguidos em campo, o Botafogo, de domingo, teria demolido o Clube da Beira da Lagoa. O que fez Beltrami, aliás, Rodrigo Sá? Nada, rigorosamente nada. Inventou dezenas de faltas cometidas por jogadores do Botafogo e ignorou todas as perpetradas (os leitores rubro-negros não conhecem o verbo perpetrar) pelos jogadores do Clube da Beira da Lagoa. Daqui deste espaço, adverti Maurício Assumpção sobre o que ocorreria no jogo. Se ele tomou providências, não posso dizer. Sei apenas que está tudo armado para que o Clube da Beira da Lagoa – onde ficava uma favela perigosa – para que o rubro-negro conquiste uma vez mais o título do Rio, roubando o Botafogo.

Se jogar completo – o que hoje parece impossível, de tanto que apanharam Reinaldo e Maicosuel – o Botafogo atropelará o Simpaticíssimo. Mas, desfalcado, tenho sérias dúvidas. De uma coisa tenho certeza: os comentários a respeito de meu blogspot continuaram com os nomes falsos e anônimos – com receio de que eu os responda e minha amiga e irmã Malu Cabral não consiga censurar. Quem sabe se Beltrami e Moutinho não se escondem por trás desses anonimatos? E, agora, estarão reforçados pelo soprador de apito Rodrigo Sá. Quem se protege atrás de anonimatos é no mínimo um baita de um calhorda, covarde e quase um bandido.

(*) O colunista de O Globo, Fernando Calazans, rubro-negro de quatro costados, foi, pelo menos até agora, o único que duvidou do suposto pênalti de Alessandro no cafajeste Juan, que gosta de ofender que está caído em campo.

40 comentários:

Daniel Dix disse...

Porto,

Espero que a atuação do nosso time domingo, tenha ofuscado ou apagado definitivamente o seu pessimismo, o qual você chama de realismo. Entretanto, meu caro Porto, existe uma grande diferença entre pessimismo e realismo. Creio que o árbitro não foi bem ontem, mas mais uma vez, quero dizer, que não ganhamos o jogo por causa de nossos erros. Jogamos bem, mas ao perdermos Maicossuel e Reinaldo, recuamos demais, e afroxamos a marcação, que estava muito boa.
Realmente, com a ausência de Maicossuel, o Flamengo entra com uma suposta vantangem, mas não fico tão preocupado assim, pois se não reparou, eles não possuem ataque, nem tampouco armador. O Zá Cachaça não existe....Bom, mais uma vez, estarei no Maracanã domingo. Perdendo ou ganhando, estarei lá enfrentando aquela massa, que só canta na boa. O que é pior, é que tenho que ficar escutando que a torcida é que leva o Falmengo para frente...Piada....E Porto, por favor, pensamento positivo, vamos lutar contra tudo e todos para trazer esse título. Nem a torcida deles acredita no time, a diferença é que eles vão ao jogo apoiar.

BOTAFOGUENSE, DOMINGO O NOSSO LUGAR É NO MARACANÃ.

Bruce Willis disse...

Quando criança escutava as histórias de meu pai e tios sobre um time glorioso de camisa alvinegra, que tinha no peitoral uma estrela solitária... dai quis saber mais sobre esse time. Até então em 1974( ao meus 10 anos ) não tinha preferência por nenhum clube. Me mostraram fotos em preto-e-branco de uma "tal" Garrincha... achava engraçado os jogadores adversários caídos pelo campo... e ele driblando a todos. Dai quando ainda criança, assisti o canal 100 pude ver que aquilo foi real... daquele momento eu tornei-me o torcedor da estrela solitária... sem contar do hino do BOTAFOGO ( o mais belo de todos ) seus jogadores como Nilton Santos, quarentinha, etc... Apesar do jejum de títulos nos anos 70, nunca deixei-me levar pelas piadas e gozações... Pois as vitórias do glorioso BOTAFOGO era como se a estrela solitária reluzisse ainda mais em meu coração alvinegro!
"BOTAFOGO A TUA ESTRELA SOLITÁRIA TE CONDUZ"

Unknown disse...

Porto,
Mais uma vez o Glorioso foi garfado contra o Urubu. É nojento assistir a um Botafogo x Urubu pela Globo. Tudo isso é fato, e não vejo meios de isso mudar.
Sem Magossuel, vai ficar ainda mais difícil, no próximo domingo, mas sonhei que Émerson irá marcar o gol do título. Quem sabe?

Rodrigo Federman disse...

Mestre Porto, não perca tempo com esses acéfalos! O que importa é que nós, botafoguenses, admiramos este espaço e estamos mais do que juntos nesta luta do "bem" contra o "mal".
Abs e SA!!!

Luizão Aurélio disse...

Saudações Alvinegras,

Roberto, seu texto mais uma vez retratou com muita honestidade, o que eu vi pela "Globofla". É muito triste e vergonhoso ver como a corrupção nesse País impera até nos eventos esportivos. Fico sem palavras com tanta vergonha e roubalheira. Não importa! O Glorioso será campeão!
Continue assim grande botafoguense... Mesmo não te conhecendo pessoalmente, sou teu "irmão". Um abraço Glorioso. Luizão/Ipameri-GO

Anônimo disse...

Roberto,

Entrei pela primeira vez neste blog e simplesmente achei glorioso.

Vamos fazer uma campanha para o próximo jogo.

Neste Sábado e Domingo todos com a camisa do FOGÃO. Temos aparecer mais.

Campanha: FIM SEMANA PELA FOGÃO

Gil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gil disse...

Mestre Porto,

Repito comentário que li em outro blog: O NOSSO GARRINCHA CHAMAVA TODO LATERAL DE JOÃO e o nome do jogador marginal do molambo é joão, só que globalizado, ou seja, juan(ito ou zinho).

Acrescentaria apenas uma única coisa ao seu comentário: o nosso treinador está fazendo tudo, também, para entregar o título ao molambo.
Além da armação, entidades, juizes e molambopress, temos o nosso treinador a jogar contra. Ter um jogador no banco totalmente fora de forma e sem condições como o Renato e coloca-lo em uma decisão não é para um profissional experiente. O corpo desse treinador está em GS mas o seu espírito encontrasse na beira da lagoa. Reveja as entrevistas dele. Ontem ao comentar o jogo disse que havia jogado contra o BOTAFOGO, depois se corrigiu. Não é a primeira vez que faz isso. A nossa diretoria que vem acertando tudo precisa dar uma atenção para isso.

Não se aborreça, pois se os caras torcem pelo molambo é sinal que não possuem nada dentro do crânio e covardes todos nós sabemos que são.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

PC Guimarães disse...

Grande (literalmente) Robertão. Bom ler você de novo. A gente sempre pensa que já viu tudo quanto é sacanagem pró Mengo e contra o Botafogo, mas eles sempre têm uma novidade.
grande abraço
PC Guimarães
Aproveito e tiro uma casquinha para divulgar o meu blog. Botafoguenses são bem-vindos: http:/blogdopcguima.blogspot.com

PC Guimarães disse...

Repetindo (comi um traço).
http://blodopcguima.blogspot.com

MAM disse...

Grande Porto sai do maracanã com o peito e a alma em pratos...Tive a sensação que esse campeonato que merecíamos ganhar foi pro vinagre.
Sabe o que mais me entristeceu no DomingoAlém da chance de dar uma sonora chinelada nessa cambada, coisa que eles já estão merecendo ha muito tempo?
É constatação que não temos direito a "Porra nenhuma" Midia , juiz, torcida...E o que nos restava? O lúdico, a magia do drible, A magia da arte do futebol materializada no Maiconsuel. Eu pensando com os meus botões..."Pelo menos isso!" aí vem esse trouxa, esse babaca do Juan como se dissesse pra todos nós botafoguenses - NÃO! vocês não tem direito nem a isso! AQUI NINGUÉM SONHA! Aqui ninguém dribla! Nós somos o poder dominante!
Aquele dedo em riste na cara do nosso craque foi um cala boca. Foi uma espécie de Ai-5 na gente.

Grande Abraço

Thiago Mello disse...

Realmente uma vergonha!

Gostaria ainda de agradecer os comentários de apoio no meu blog!

Grande Abraço.

Anônimo disse...

PARA FALAR DO RUAN, TEM QUE OLHAR PRIMEIRO O QUE O JUNINHO E O ALESSANDRO FEZ NO JOGO CONTRA O FRU. AQUILO ALI SIM FOI AGRESSAO DE DOIS COVARDES, QUE PASSOU A LIMPO, AGORA QUEREM FALAR DO RUAN?
E A PROPOSITO PARA COM ESSE CHORO DE ARBITRAGEM FICA MUITO FEIO.
SRN

Luiz Neto disse...

Caro Sr. Porto

Domingo vamos dar mais um vice para a coleção do maior vice do /Rio. E quem sabe o gol do tiulo marcado pelo nosso ionfeliz zagueiro!

abç.

Impasse Livre disse...

Caro roberto: corroboro contigo em todas as letras no tocante a ignorância total da torcida urubu emais, porque a globo coloca a letra da musica deles zoando a de vocês?Absurdo! Achei um penalti no Botafogo o do leo silva(eu acho), O do alessandro se fosse na area do flamengo ele não dava... e o juan foi HUMILHADO pelo maicossuel na BOPLA! Ora, se driblar é falt de respeito, o que faria JUan se marcasse o garrincha? o daria dois tiros em campo? È um molambo o juan! Apenas acho que a torcida do botafogo deve dar as caras e mostrar seu amor ao time, lutar contra a vergonha e não ficar em casa, assistindo a tudo passivo pela tevê, como se estivesse com "a gripe suína" não querendo contato com os demais! perigosa geração de torcedores de sofá... lamentável sob todos os aspectos! mas, há coisas que só acontecem ao botafogo! E o título virá num gol contra do emerson, não o zagueiro , mas o artilheiro do flamengo, o tal de milk-"Shake"( o chocolate dasa arábiasrs!) quem viver verá!...sds vascaínas, leandro carvalho(se puder ou quando tiver tempo, passe lá no nosso blog e deixe seu comentário...ficaríamos realmente bem envidecidos com a sua visita!)

Dirley disse...

O BOTAFOGO É UMA FORTALEZA E SUA TORCIDA JAMAIS SE RENDERÁ!
E NINGUEM CALA ESSE NOSSO AMOR!
E ESTA ESTRELA NO MEU PEITO JAMAIS SE PAGARÁ!
Versos bonitos e vibrantes, mas acho que por detras deste espirito de resistencia esta se construindo tambem uma simbologia derrotista.
Todos vocês, como alvinegros influentes, mesmo de fora da diretoria, precisam incentivar algum tipo de blindagem para a nossa torcida e nosso clube.
A execração pública que vem sofrendo o torcedor botafoguense acho que não tem paralelo na história do esporte brasileiro.
É verdade que ajudamos a este linchamento público ao não respondermos com público aos dissabores ocorridos nos ultimos anos. Mas tb é verdade que existem inumeros motivos (roubos das arbitragens em 2007 e na Taça GB 2008, o arrastão nesta mesma Taça GB, os seguidos vices e decepções na CB e na Sula, etc)para que isso se dê.
Contudo, percebo claramente que talvez por estarmos sendo os atuais adversários diretos do Flapress vemos sofrendo, no mínimo, um processo de carimbagem como os vilões a serem derrotados, os boi de piranha.
A gota d`água desta vez foi a cobertura desta segunda-feira do 1º jogo do Cariocão 2009.
Primeiro, simplesmente a maioria dos jornais apagando o fato de que a mulambada ficou exatos 40 minutos em "estrondoso" silêncio e que a torcida mais vibrante durante a maior parte da partida foi a alvinegra. A manchete foi tipo: "Torcida do mengo empurra o time para o empate".
E por fim, ainda agora no programinha do Galvão na Sportv na hora de aferir o palpite dos comentaristas presentes quase todos foram unanimes em apontar esta mesma torcida que empurrou o time (????) será NOVAMENTE um fator de desequilibrio. O galbvão não perdeu a oporunidade de tripudiar chamando nossa torcida de suimioda! Mas em nenhum momento se perguntou o por que disso (e dizem ser esta uma pergunta obrigatória do manual do jornalismo).
Bem, eu poderia seguir o conselho, até que sensato, de muitos e simplesmente me deixar alienar e ignorar estes fatos mas na realidade se fizermos isso estaremos contribuindo para além de ajudar a avacalhar a instituição Botafogo estaremos contribuindo para um processo de apequenamento nosso, pois são coberturas como essas que ajudam a construir "nações" e diminuir torcidas, pois criança nenhuma escolhe um time para ser saco de pancada, boi de piranha ou o vilão da história.
A guerrilha virtual pode ser uma boa primeira resposta mas não resolve a longo prazo, ainda mais se imaginarmos que Vasco e Flu não parecem que vão dar um salto pra frente ...
Se ficarmos nessa de que ser botafoguense tem de ter "colhão", ser "ungido", ser "masoquista" seremos riscados do mapa.
Algo prtecisa ser feito já!
Seja pela diretoria, por benemériots, por pessoas influentes, por organizadas, sei lá mas algo preciosa ser feito.
Desculpem pelo desabafo, mas tá foda aguentar isso.

SAN
Dirley.

Postado no Blog do Carlito em 28 de Abril de 2009 01:46

Ricardo Siqueira Jr disse...

Grande mestre Porto!!

O que lhe motivou a lembrar da goleada do lixo, agora há pouco no Loucos por Futebol?

Covardia numa semana de decisão!! Ou trata-se de superstição??

Um abraço, e saudações alvinegras!!

Daniel Dix disse...

Prezado Dirley,

A torcida do Flamengo, SEMPRE, eu disse SEMPRE, fica calada... Só canta na boa, com o time ganhando. É ridículo. Porém, ninguém(????), ou melhor a mídia falmenguista, não vê isso.

Outra coisa, torcida, não ganha, nem nunca ganhou jogo...Se fosse assim o Flamengo sempre seria campeão, de forma que não estou preocupado se comparecemos ou não ao Maracanã.

Por último, é impressionante como os mulambos estão certos do título....

Antonio Gomes disse...

Concordo com o Dirley.

Mas que terrível imprudência do departamento médico do Botafogo em declarar a ausência do Maicosuel na decisão de forma tão apressada! Essa notícia virou manchete de incentivo aos urubus e intimidação aos botafoguenses (basta ler as manchetes dos jornais de hoje) justo no dia de venda de ingressos. Haja inocência!

É preciso também uma certa dose de malandragem para não entrar na "pilha" deles. E indagar certas questões?

Hoje, o botafoguense já não pode reclamar da arbitragem contra o fla que é choro; amanhã, o jogador do Botafogo não poderá driblar o do flamengo que é "gracinha". Por quê? Onde estamos?!

Aí, os alvinegros que têm acesso à mídia devem perguntar, serenamente, por quê?

Daniel Dix disse...

Bruno,

Infelizmente você não me conhece...Não me conhece mesmo...Eu estive em TODOS os jogos...TODOS. Lamento a falta de visão da realidade. E não é porque sou botafoguense. Pergunte a qualquer vascaíno ou tricolor. Porém, a imprensa, inventa mitos e histórias inverídicas que de tanto serem repetidas se tornam verdade. E reafirmo e confirmo, a torcida do seu Flamengo, só canta na boa, e o que é pior, nós em MENOR NÚMERO, somos capazes de fazer muito mais barulho que vocês.
Certamente, não vimos o mesmo jogo, e outra, não tenho a menor de pretensão de fazê-lo convencer que o meu time é melhor ou pior que o seu, cada um com o seu. Aliás meu caro Bruno, se estes comentários lhe incomodam tanto, por que você, um flamenguista, vem visitar um recanto de alvinegros? Deixe-nos em paz com nossas convicções. Quanto às duas chances de ganhar o título, creio que sua matemática esteja equivocada. Na realidade perdemos uma chance, qual seja, a final da Taça Rio. Pelo que me consta o último jogo não valia título....Por fim, se nós somos um time ridículo, sem torcida, pequeno, e se está tão certo do título, por que então você se incomoda tanto?

Torcida grande (eu concordo), mas participativa foi demais para o meu coração alvinegro...

Daniel Carneiro disse...

Prezado Porto, sou Tricolor,permita-me a invasão, e também achei absurda a conivência do árbitro, bem como de toda imprensa diante da atitude do filhote de bambi do Juan. O que este cara pensa? Não pode ser driblado ? O sarro favelístico imperou naquele momento e ele marginalmente intimidou o maicossuel. Agora o que considero que tenha faltado, foi no período que o Maicossuel ficou em campo, ter forçado o jogo em cima dele, para que ele de fato se perdesse e fosse expulso.
Enfim vem mais um jogo por aí, e acho que o o time de vocês vai se superar na raça.
Abraços.
Daniel Carneiro

Bruno disse...

Prezado Daniel,

Em momento algum tento convencê-lo de que o Flamengo ou sua torcida são melhores do que o Botafogo e sua torcida. Quem gosta realmente de futebol e de seu clube, qualquer clube, sabe que isto é um exercício de futilidade.Todos vão defender seus clubes e ai está uma das graças do futebol.
Isto posto, volto a dizer que a sua opinião de que a torcida do Flamengo só canta com o time na boa é inverídica. Absoluta, total e descaradamente inverídica. Ok, se você acha que é, tudo bem, mas não é. Todos sabem que apoiar o time é de fato a grande diferença da torcida do Flamengo para as outras, até por que durante muitos anos os clássicos cariocas quase que dividiam o Maracanã, talvez com uma pequena vantagem do Flamengo. Portanto a diferença é apoio, participação E comparecimento, sendo este último item a grande falha da torcida do Botafogo nos últimos anos.
E, se vai aos estádios ver o seu time jogar, sabe que não estou inventando nada, é a mais pura verdade:contra qualquer time, no Maracanã ou Engenhão, a torcida do Botafogo não tem ido.Foi contra o Resende e, sinceramente,isso sim é que é apoiar na boa, por que o adversário não tem torcida ou tradição então era só Botafogo no estádio.
E também não vejo nenhum problema em vir em um blog do Botafogo, ou de botafoguenses, e nem o contrário, desde que de forma educada, por que não?A interação, o debate são aspectos fundamentais no futebol, principalmente em jogos com a rivalidade de Botafogo e Flamengo. Até por que venho aqui no contexto do jogo entre o time por que torço e o Botafogo ou quando o Sr. Porto fala alguma barbaridade sobre o Flamengo, como no caso do brasileiro de 92 que o Flamengo supostamente "subornou" jogadores do Botafogo para ser campeão.
Assim sendo, tenho, como torcedor do Flamengo, interesse nesses assuntos.Já o tricolor que posta seu apoio ao Botafogo...
Para terminar, quando falei que o Botafogo perdeu duas chances de eliminar o Flamengo, lógico que a segunda delas não é para ser levada ao pé da letra:sendo uma equipe defensivamente mais organizada, e depois de ter virado o jogo, o Botafogo com uma vitória domingo passado teria dado um passo enorme rumo ao título, mas não o fez.
Só espero que caso o Flamengo vença o campeonato pela 3 vez seguida, que a torcida do Botafogo admita que se perder não será por que o árbitro roubou, por causa de suborno, de churrasco, disso e daquilo:quando você perde 1 final de brasileiro, 4 finais de turno, 2 de Estadual, e não vence seu adversário em finais em cerca de 20 anos (desde o gol irregular do Maurício. Alguém quer reclamar daquela arbitragem?)tem mais do que sorte envolvida, concorda?
SRN

Antonio Gomes disse...

De fato Bruno, há vinte, ou melhor, há quarenta anos o seu time de coração é superior ao meu. O nosso outrora freguês de caderno agora é nosso carrasco.

E nos tempos que correm, nós botafoguenses, por inúmeros motivos, razoáveis uns outros nem tanto, não comparecemos aos estádios. Coisa que não acontecia nem no tempo do jejum de títulos.

mas, isto pode não durar sempre. Pode acabar domingo, ou no próximo campeonato, ou daqui a dois séculos.

O que importa é nosso amor pelo Botafogo. Eu, de minha parte, acredito que o Daniel realmente não escute a torcida do Flamengo de tanto que ele deve gritar pelo nosso time, como qualquer outro torcedor; acredito que o Porto só veja os erros dos árbitros contra o Botafogo, assim como qualquer apaixonado torcedor que xinga o juiz antes mesmo da partida iniciada; e também não há nada demais em supor que houve marmelada em jogos em que os atletas comportem-se estranhamente como aconteceu na partida final da copa em que o Brasil perdeu para a França. Muitos torcedores, inclusive rubro-negros, creêm em suborno naquela decisão.

Isto e outras são comuns a todos os torcedores. O que não é comum é a fantasia de que isto é particularidade dos alvinegros. E é isso o que nós discordamos e rejeitamos categoricamente.

Saudações alvinegras.

Leonel Ventorim disse...

Vamos ser campeões, contra tudo e contra todos.

Só vejo urubus nervosos e nós serenos, serenos mas com a força da revolta.

Leonel de Jesus
Lisboa

Anônimo disse...

Porto,

não vai adiantar o roubo da arbitragem ou os poderes sinistros da macumba rubronegra, domingo seremos campeões com toda a certeza desse mundo !!!

O Botafogo é uma fortaleza e não há flamengo nesse mundo que possa derrubá-lo.

Fogão campeão.

MAM disse...

Senhor Bruno..Gol irregular do Maurício vírgula, eu estava lá, atrás do gol, não foi nada. Ninguém do Flamengo reclamou de nada, Ninguem reclamou com o juíz, ninguem invadiu o campo... Como 20 anos depois vocês vem com essa que foi gol irregular?
E as papeletas amarelas? e o gol legitimo do Dodô na final de 2007? Isso você com certeza não lembra..eu também estava lá.

Meu amigo fica caladinho, torce pro seu time e "olha pro seu rabo"

Carlos disse...

Temos aqui o resumo do que é a torcida do flamengo nas palavras de um torcedor.

Uma torcida que se acha a melhor, que não enxerga um palmo a frente do nariz e ainda acha que tem uma camisa mística, invencível.

Como um neutro torcedor do América no Rio e Grêmio em Porto Alegre, nasci e morei no sul por 13 anos, digo sem medo de errar que torcida não ganha jogo (digo novamente, sou torcedor do GRÊMIO também).

E a do flamengo está longe de ser a mais atuante, lota sim (afinal são muitos em todo Brasil) mas não apoia como as outras do Rio como tenho acompanhado em 30 anos de idas e vindas ao Maracanã (assisti a maioria das finais estaudais por puro amor ao futebol).

As arbitragens realmente tendem para ajudar o flamengo como antes faziam ao fluminense, mas isso a muito tempo atrás.

Sobre a mística nem preciso escrever muito, lembremos de américa do méxico, estádio lotado, santo anré, estádio lotado, pra ficar nos mais recentes.

Parabéns Porto pelo blog e pra terminar não vamos tapar a verdade que perdura mas não é mostrada pela mídia por motivos óbvios.

Um abraço.

Carlos Augusto

Daniel Dix disse...

Bruno,

Inicialmente gostaria de lhe parabenizar pela elegância com que refutou meus argumentos. Sinceramente, fiquei estufetado, e espero que os comentários aqui continuem se dando no mesmo nível. Bom, considerando que eu e você temos uma diferença primordial, sou botafoguense e você flamenguista, não tenho a pretensão de lhe fazer concordar com minhas exposições. Realmente se você acha que a torcida do flamengo apóia durante noventa minutos, ok. Quem sou eu? Sou a minoria mesmo. Mas a minoria que grita mais alto, pode ter certeza disso. Entretanto, em alguns pontos concordo com você. A torcida do Botafogo não tem comparecido realmente, mas num primeiro momento por absoluta falta de confiança no time. Pelo que me lembro, foi o nosso time que foi desmantlado n final do ano passado e remontado às pressas. Foi o nosso time que em dois jogos, foi eliminado da Copa do Brasil e perdeu a Final da Taça Guanabara (aliás nesse último jogo comparecemos bem nas arquibancadas). Sem falar, que infelizmente o Engenhão é um estádio muito fora de mão, principalmente se considerarmos que a torcida botafoguense não é tanto uma torcida de periferia (não quero dizer que não haja botafoguenses no subúrbio e sem qualquer preconceito). O Poder Público cria um estádio, mas não cria acesso. É complicado, especialmente em jogos realizados tarde da noite. Especificmente nos jogos contra o Flamengo, há ainda a questão da violência, a ponto de minha mulher, que gosta muito de futebol, falar que não irá mais em jogos contra o seu time por causa da mesma torcida que você tanto elogia. Eu continuo indo, pois sou irracional neste quesito. Outro ponto é que não podemos comparar a torcida do Flamengo com qualquer outra no Rio, por um simples motivo, ela é simplesmente gigantesca, pondendo ser considerada uma torcida nacional, muito disso tendo em vista o papel da mídia feito por muitos anos. Em razão desse volume, os jogos do Flamengo tenderão a ter sempre torcida, e em número maior. O Botafogo, por anos, talvez pelos grandes times que teve no passado ou por revanchismo passou a ser saco de pancada da mídia, porém, esse tipo de discernimento flamenguista não tem. No passado, em razão da ausência de assentos nas arquibancadas, tinha-se a falsa idéia de que as torcidas dos três grandes do Rio dividiam de igual para igual o Maracanã com a do Flamengo. O Fato é que dava para apertar mais, o que hoje apresenta-e inviável.
Eu acho que jogo se ganh no campo de forma que não costumo colocar culpa em arbirtagem. Porém, tenha uma certeza, nos últimos anos, o Flamengo tem sido favorecido dentro e fora de campo. Para ficarmos somente no ano de 2009, quantas vezes o Flamengo jogou efetivamente fora de casa, quantas jogou em campo neutro e quantas jogou no Maracanã. Houve flagrante favorecimento a vocês. Os erros da arbitragem a favor do Flamengo nesse campeonato foram absurdos. Mas mais uma vez, reitero, se queremos ser campeões temos qe jogar muito mais, a ponto de vencermos o time e os favorecimentos, que existem sim.
No que tange aos compentários do Sr. Porto, apesar de admirar a sua pessoa e seu saber sobre o Botafogo, em muitas vezes, discordo de suas colocações, basta acompanhar esse blog. Entretato, relativamente à final do brasileiro de 1992, ele em momento algum afirmou que o Flamengo subornou os jogadore do Botafogo, ao contário, ele apenas reportou o que duas pessoas lhe confidenciaram, a primeira Emil Pinheiro, e a segundo Renato Gaúcho.
Por fim, se o Flamengo vencer a final, o que pode bem acontecer, vou ficar chateado aborrecido, puto da vida, mas quer saber, quero que se dane, não vou morrer por causa disso...É apenas um jogo de futebol. Ganha-se hoje, perde-se amanhã e a vida continua. Venha ao blog, será sempre bem vindo, mas não se incomode com o que os botafoguenses falam aqui, da mesma forma que não me incomodei com um bando de barbaridades que os flamenguistas estavam falando na Gávea enquanto esperava na fila para comprar meu ingresso. Isso mesmo comprei o meu ingresso na Gávea.
Agradeço ao Carlos (pessoa totalmente isenta), ao MAM, ao Antônio Gomes pelo apoio.
É uma pena ver como a mídia trata o Botafogo e sua torcida, infelizmente os donos de jornais, ainda não se deram conta que a Torcida do Botafogo é a que mai compra jornal nas vitórias....Isso dito pelo Apolinho.
Por fim, um time que joga em campo neutro por caus da televisão, que passa para a final com um frango do goleiro do fluminense, que ganha a taça rio com um gol contra do zagueiro (sem ter chutado uma bola a gol) e ter empatado o último jogo no final com um gol contra (segundo a mídia) e nos braços da barulhenta torcida incansável (??????) não é SORTE?

Malu Cabral disse...

Céus!
Mas que chacrinha.
Isso que dá democracia em demasia.
Virou fórum isso aqui.
O Blog está MODERADO de novo!
Att
Malu Cabral

Tchure Grimes disse...

Caro Roberto Porto,
Eu sou botafoguense, e tenho 26 anos, minha primeira visão do Botafogo foi justamente contra o "time do brejo" em 1992, eu tinha 10 anos de idade e senti o gosto de ferrugem na boca quando perdemos aquele título do Brasileiro de 1992, ai eu tive certeza é esse o meu time. Apesar de ser filho de um gaúcho (colorado de coração) me envolvi com o Botafogo, pela simples simpatia de estar no time do contra(primeiramente) desde de pequeno sou quase um anti-heroi e acredito que cada torcedor do Botafogo tem seu lado anti-heroi. Nossos ídolos, na grande maioria, eram desse jeito: Garrincha, PC Caju, Gérson até mesmo o Túlio Maravilha, não são "exemplos para ninguém", são exemplos somente para o Botafogo. Todo Botafoguense é de vangarda, um paladino errante, um inconformado!

Grande abraço e precisamos seguir firmes contra esta "cruzada anti estrelas solitárias"

Fred disse...

Olá Porto,

impossível aturar o que estamos aturando, já não bastasse todas as dificuldades internas do Botafogo, temos que lidar com uma corja de sopradores mal intencionados.
Impressionante como a justificativa é a mesma há 3 anos consecutivos: "ERROS DE ARBITRAGEM", não existe complô, não existe favorecimento.

Gostaria de saber se "erros" podem acontecer 3 anos consecutivos para o mesmo lado, ou isso é um privilégio do Botafogo contra o Clube do Pinto.

Quando vão "errar" para o Botafogo?

sds

rosendo7@hotmail.com disse...

Moro em SP e todos aqui falam que o futebol carioca só tem mutretagem. Que o flamengo e o Vasco (no tempo do Eurico Miranda) só ganham no apito. Infelizmente, tenho que admitir que o campeonato carioca sempre decidido nos bastidores, com a compra de juizes, jogadores, etc…Afinal, a turma aqui na Paulicéia sempre associam a Globo com o flamengo e costumeiramente colocam em dúvida esta rasteira parceria como forma de levar vantagem em tudo, certo ?!?!?

Thiago Mello disse...

Bota ordem na casa MALUUUUUUU!

kkkk

bjs

Sra. Dix disse...

pois é... todos os comentários postados acima somente reafirmam o que já sabe faz tempo... ou seja, a sorte do time beira da Lagoa vem de uma nuvem cinzenta localizada bem longe do gramado... pq no mano a mano, dentro de campo, nós sabemos bem quem é que vem mostrando (a 4 anos consecutivos) ser o melhor...
...e são por essas e outras que o meu amor pelo Botafogo e por quem me apresentou à ele cada vez fica mais sólido!!!
Dan te amo!!!
FOGOOOOOOOOOOOO!!!

Grito Solitário disse...

Com certeza estarei lá no Domingo...
Pra cima deles e avante!
Rumo ao título!!!
Tu és o Glorioso não podes perder, perder p/ ninguém!!!

Eraldo Santos disse...

Amigo Roberto Porto, saudações botafoguenses. Tenho participado aqui no seu blog como "anônimo", mas, hoje, pelo menos o meu nome vou colocar - confesso sinceramente que até hoje não tenho muita intimidade com a internet (sou "analfabeto tecnológico") - e como bom brasiliense, acredito que o céu estará claro para o Fogão no domingo. Estou sendo sacaneado todos os dias pelos meus colegas de trabalho que torcem pro Fla, que dizem as mesmas besteiras que estes "rubrunegros" aí de cima também escrevem. Mais uma vez reafirmo: O BOTAFOGO É O MAIOR CLUBE DE FUTEBOL DO PLANETA TERRA!!! Valeu amigo!!!

Orgulhosamente Fogão disse...

Interessante é perceber como tudo, da imprensa aos árbitros conspiram em prol do Lixão. Como pode não haver ninguém (a exceção é nosso grande defensor Roberto Porto) que grite contra isso, que fale com todas as palavras que o Lixão é quase sempre beneficiado (a não ser em casos especiais, como quando acontece um eclipse total). Mas não é difícil entender porquê. Quem, infelizmente tem a maioria? Quem vende mais jornais, quem gera mais lucro às emissoras de TV? O Lixão.
O pior? Isto não tem data pra mudar. Estamos regressando aos anos 80, quando o Lixão obteve suas maiores conquistas com, no mínimo, a complacência de ábitros, federação e Confederação.

O coronelismo só está voltando à tona, já que nunca deixou de existir no Brasil, ou a ditadura: eles fazem - e não adianta babaca algum falar que é "teoria da conspiração", porque este "eles" é sujeito definido: Globo, FERJ e CBF (que controlam toda a parte operacional: árbitros e bandeiras, sr(?) Ricardo Teixeira) - resultados acontecerem (quase sempre com faltinhas de lances sem perigo, segurando o jogo, mas também com gritantes erros em nossa cara, como o impedimento de Dodô em 2007(Beltrami e Moutinho), o penalti de Ferrero em Fábio Luciano 2008 (Marcelo Henriques) e o penalti em Juan 2009 (Rodrigo Sá) na nosssa cara, árbitros interferem em resultados de jogos e depois é como se nada tivesse acontecido, "normal", dizem e completam: "árbitros não influenciam no resultado de um jogo".

A verdade é que estamos, nós que não nos sucumbimos a este mal de Lixo, cercados de ignorantes, gente(?) que se entitula torcedor mas nem ao menos sabe cantar o hino deste trapo por inteiro, que não conhece a história daquele clube pelo qual dizem torcer.

Estamos cercados de zumbis, é isto! Zumbis enfeitiçados por uma grande corporação global, corporação esta que faltou a Hitler, pois se a tivesse seu plano de conquistar o mundo seria, talvez até hoje realidade.

Malu Cabral disse...

Salve, Mestre!

Seremos campeões!
Os flamenguistas mal educados foram para o espaço!
Botei todo mundo pra correr!
Vão roer os dentes com o Juan.
ahahahhaahaha!

E ninguem cala....

beijosssssssssssss

Zé do Rock disse...

Malu, eu te amooooooo!
Seremos campeões e ninguém vai nos calar!

CLÉTO MARTINS disse...

" COLHENDO BONS FRUTOS: O Botafogo foi convidado para disputar a Copa Trigória, da categoria sub-15, em agosto, na capital italiana. O torneio contará com clubes europeus como Benfica, Internazionale, Milan e Real Madri. "É disputado há mais de 30 anos. Foi numa edição que Totti, Aquilani e De Rossi saíram para participar da clínica de futebol oficial da Roma. Depois do estágio, eles foram levados para treinar no clube e despontaram na seleção italiana”, revelou Ricardo Perlingiero"
O Maurício Assumpção, c/ a humildade, característica pertinente a pessoas inteligentes, dá continuidade a grandes projetos de um Botafogo melhor. É necessário torneios internacionais com clubes de ponta, tanto nas categoria de base quanto nos profissionais.
Foi com humildade e inteligência que manteve o Luisinho na divisão de base. Está valorizando atletas gerados na era B.Freitas e criando novas situações para gerações ainda mais gloriosas.
Foi com humildade e inteligência que manteve o Ney no profissional. O BFR hoje, antes de entrar p/ a final do estadual/09, é o clube com o título melhor ‘Custo X Benefício’ do Rio de Janeiro e do Brasil. O time chega à decisão com reais condições de conquistar o estadual/09 e com uma boa base p/ um elenco vitorioso no Brasilerão/ 2009.
A pouco tempo, a Copa do Brasil, era a melhor maneira de chegar à libertadores. Hoje, o Brasileirão com 04 vagas virou outro grande caminho.

cletomartins@hotmail.com