domingo, 12 de abril de 2009

Estranhas reações à goleada de sábado


O futebol tem realmente coisas extremamente curiosas e inexplicáveis. Na tarde de sábado, a partir do momento em que o Botafogo começou a despachar o Vasco, com um verdadeiro chocolate de Páscoa, passei a receber, em meu computador, uma série de ameaças, ofensas e xingamentos vindos de torcedores do Flamengo. Confesso que não entendi bulhufas. Teria o simpaticíssimo clube da Beira da Lagoa receio de enfrentar o Glorioso na decisão da Taça Rio?

Estariam os rubro-negros preferindo medir forças com o Vasco e ficaram revoltados com a goleada alvinegra?

Volto a confessar que não compreendi nada. Até porque, na tarde de domingo, com o Maracanã novamente lotado, O simpaticíssimo deu um verdadeiro baile no Fluminense, cumprindo uma atuação rigorosamente irrepreensível, do início do fim. E só não conseguiu um placar mais elevado por uma questão de sorte do Tricolor. A vitória do Flamengo sobre o Fluminense – candidatando-se ao tricampeonato estadual – foi de uma clareza única e insofismável.

Assim, se o clube da Beira da Lagoa está tão preparado, como demonstrou, por que as ofensas contra o Botafogo?

Agora, pelo terceiro ano consecutivo, o Botafogo terá a dura missão de superar o Flamengo e evitar as duas partidas decisivas da competição. Uma vez mais, Vasco e Fluminense foram remetidos ao limbo do esquecimento. E mais: a facilidade com que o clube da Beira da Lagoa dominou o Fluminense me deixou um ponto de interrogação: que time foi esse que o simpático e sempre afável Carlos Alberto Parreira armou para chegar aonde chegou? Thiago Neves, Conca e Fred não viram a cor da bola. E se fosse no turfe, eu diria que o Flamengo venceu com vários corpos de vantagem.

Quanto ao Glorioso, não tenho dúvidas. Cumpriu, contra o Vasco, a sua melhor atuação desde a conquistada Taça Guanabara, devolvendo, com juros baixos – determinação do Banco Central – a goleada que sofrera por 4 a 1. Os 4 a 0, admito, foram inesperados para mim. O Botafogo vinha de uma atuação bisonha diante do Americano, em Campos, e, de repente, os já chamados três tenores – Maicosuel, Reinaldo e Victor Simões – atropelaram o Vasco da Gama, que vinha de uma excelente campanha na Taça Rio. Mas o Vasco, ao contrário do Tricolor, não foi uma decepção. Lutou como pôde.

Se sábado, num Botafogo x Vasco, meu computador quase estourou de xingamentos – e vejam que o Fla-Flu não tinha se realizado – fico imaginando o que vem agora. Um torcedor rubro-negro, dizendo-se advogado, quer me levar à justiça para esclarecer o suposto suborno praticado por alguém do Flamengo na decisão do Brasileiro de 1992. Ora, bolas, eu sou a pessoa menos indicada para isso. E só toquei no assunto porque Renato Gaúcho, em longa e simpática entrevista ao Sportv, revelou que algo de estranho ocorreu em General Severiano naquele domingo.

Se Renato Gaúcho, que participou dos 3 a 0 que o Botafogo tomou, disse na televisão que houve coisas estranhas no clube, às vésperas da decisão, então ele que confirme ou desminta o que disse. O outro personagem que me revelou a história no Mourisco, Emil Pinheiro, já não está entre nós. E eu, modestamente, nunca fui dirigente do meu clube.

11 comentários:

Malu Cabral disse...

Deixa essa gente falar, Porto..Imagina...

Eu espero até hoje ser processada por um doido.
pergunte se recebi uma notificação?
Esse pessoal gosta de falar, de ameaçar.
Vc não disse nada demais Nada que possa desabonar seu caráter nem seu nome connquistado por ser um grande jornalista e a memória viva do nosso Botafogo. Deixa essa gente pra lá...

E NÓS GANHAMOSSSSSSSSSSSSSSS!!!! 4 x 0 num chocolate fenomenal! Mas como o Maicossuel joga!

Comi bacalhau hoje ao molho de chocolate, conhece? ahahhaa! Hummmm, bommmmmm!!

Seremos campeões!!!

Beijos

Marcio Rio de Janeiro disse...

Quando pensam que estamos acabados, tiramos forças de onde não imginamos e voltamos a incomodar. É aquela história, quando o BOTAFOGO acreditar realmente na sua capacidade, na sua força, será capaz de nos surpreender cada vez mais e mais. SA

Anônimo disse...

Amigo Roberto Porto, parabéns por este ser um ótimo espaço onde os botafoguenses podem conversar sobre o MAIOR TIME DE FUTEBOL DO PLANETA TERRA, leia-se BOTAFOGO. Entretanto, acho que deveríamos ficar calados e esperarmos até domingo. Eles irão nos perturbar muito esta semana com esta estória de que o Fogão será tri-vice. Será mesmo? Talvez o árbitro da partida seja aquele que no estadual de 1989 virou as costas para o lance do gol de Paulinho Criciúma, no exato momento em que fazia o gol da vitória alvinegra, encerrando aquele jogo. Com toda sinceridade, tomara que a sorte que vem do alto esteja conosco. Boa noite amigão!!!

Anônimo disse...

Caro Porto: melhor deixar este assunto "prá lá" e nos concentrarmos no jogo de domingo, quietos e serenos. Este jogo exige total dedicação para que a vitória venha.
SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES.
Rodrigo Saturnino

Christiano Nunes disse...

Caro Porto,

Essa flavelada é uma comédia só!!! Acham que são os donos da cocada preta. Enfim, nada que posso sequer tocar aos nossos pés, infinitamente superiores às artimanhas burro negras.

Por mais, quanto ao jogo, uma vitória majestosa, esplendorosa e impecável. Digna do Botafogo Glorioso de General Severiano. Agora falta um jogo para o clube do escudo mais bonito do mundo ser campeão estadual do Rio de Janeiro, e fincar a estrela solitária no Topo da cidade.

Por isso,

Avante, Fogão!!!

Saudações Alvinegras

Luis Eduardo Carmo disse...

Caro Roberto Porto,
Mas que gente mais encrenqueira, não é? Eu aqui tentando dar conta dos compromissos e esse sujeito com tempo de sobra pra criar uma quizumba. Ai, ai...

Durante o último e penoso jogo contra o Americano, um vascaíno disse que era ótimo o Botafogo estar jogando com o time titular, pois iria "jogar cansado e tomar um sacode do Vasco". No que retruquei "talvez esteja treinando pra chegar 'embalado'". O desfecho é conhecido de todos. Que aconteça o mesmo no próximo domingo e diferente no meio da semana.

Grande abraço,
Biriba

Luis Eduardo Carmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gil disse...

Mestre Porto,

Talvez os molambos estejam analisando os números e contra os números não existem argumentos.
Nos últimos quatro anos ganhamos à maioria dos turnos, conquistamos as artilharias, somos o clube que mais pontuou e ganhamos apenas o título de 2006 por culpa dos senhores Beltrami, Moutinho e M.Henrique.
Quem sabe se os números não expliquem essa agressão gratuita.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Pablo Peres disse...

Caro Porto....vc é mt calmo....se fosse comigo mandava esse suposto "advogado" me processar...ta áí: EI VC ADVOGADO....ME PROCESSA!!!! Quer meus dados? Te passo por email....fala sério...é cada uma que a gente tem que ouvir.Tinha que vir lá da turma burro negra.

Malu Cabral disse...

Ô, Pablo,

É uma gente tão sem caráter que nem e-mail passa pq sabe que o IP vai ser descoberto. O e-mail do Porto está aqui na página para qualquer um dos amigos e pessoas queridas que escrevem aqui, caso queiram, poder escrever a ele. Nem isso esse cara fez. Ele entra como Anônimo, diz o que quer e assina Marcus...E que é do maior escritório de Advocacia do Brasil! ahahaha, fala sério....
Já escreveu de novo só que agora ele perdeu a platéia.

Agora quem segura ele agora aqui, sou eu.

Nunca fui a favor de Blog moderado pq isso me cheira a censura braba só que aqui e no meu é questão de não ler essas abobrinhas de gente que não tem o que fazer.E aporrinhar o Porto eu não vou deixar. Ele nem sabe o que escreveram.

Deixa a nossa enciclopédia viva escrever o que sabe e as lindas histórias que só ele pode contar pq só ele conviveu com todos esses jogadores, dirigentes e jornalistas. E viram histórias maravilhosas.

Eu aprendo todos os dias.

Abraços
Malu

Álan leite disse...

Fala Porto!

Me ajude a divulgar esta imagem que está neste link abaixo, é para fomentar a mobilização e quiçá uma belíssima invasão alvinegra nos dois próximos jogos, já está lá no meu blog(http://fogoblog.zip.net), e espero pela sua cooperação.

Grande abraço.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAM6M8qIjmLMxUlORVUwC115tAs4nUvaXKE8ICdK7pAc4oYrsR_dxpyEYW7dWv3bLTriP4Dm7f3nDcIeirAKaG