quinta-feira, 23 de abril de 2009

No caminho das Índias


Em 1972, em razão de impedimento de força maior do eterno amigo Marcos Alexandre de Souza Aranha Mello Matos de Castro, fui chamado pela Rio Gráfica Editora – hoje Editora Globo, na Rua Itapiru – para concluir o projeto ‘Grandes Clubes Brasileiros’. Quis o destino que eu já pegasse andando o meu Botafogo do coração, na época com Xisto Toniato como vice-presidente de futebol. Tive muita ajuda dele e de dona Madalena, secretária do clube desde fevereiro de 1942, antes, portanto da fusão entre o Club de Regatas Botafogo (1894) e o Botafogo Football Club (1904).

Você não vale nada mas eu gosto de você...’

Na época, por razões que não precisam ser explicadas, além de uma lista com todos os jogos no exterior feitos pelo Botafogo, decidi incluir o retrospecto de Botafogo e Flamengo. Na ocasião, mesmo distante do título desde 1968 – foram cinco, com duas Taças Guanabara e dois Campeonatos Cariocas, além de uma Taça Brasil – o Botafogo ainda tinha vantagem de 10 vitórias sobre o Clube da Beira da Lagoa, conhecido como Flamengo.

‘Você não vale nada mas eu gosto de você’

Os leitores deste blogspot sabem, por acaso como anda a estatística? Não? Pois segurem a pemba: Em 327 jogos, desde 1913 (que o Botafogo ganhou por 1 a 0), o Flamengo tem 119 vitórias contra 103 empates e 105 êxitos do Glorioso, ou seja, o Clube da Beira da Lagoa – cujo futebol surgiu de uma briga entre jogadores e dirigentes do Fluminense – não apenas ultrapassou o Botafogo como tem hoje 16 vitórias de vantagem.

‘Você não vale nada mas eu gosto de você’

Em poucas e resumidas palavras, o Botafogo faz tempo que não pode chamar o Flamengo de freguês de caderno. Pior, nas últimas sete decisões, a partir da cabeçada de Gaúcho, no Campeonato Carioca de 1991, o Botafogo não ganhou uma decisão contra o Flamengo. E agora, a partir de domingo, vai para a sua oitava tentativa após jogar pela janela a Taça Rio, com aquele gol contra do Emerson.

‘Você não vale nada mas eu gosto de você’

Muitos – creio que a maioria – dos leitores de meu blogspot acham que sou pessimista. Tudo bem, não discuto. Mas talvez eles não saibam fazer a diferença entre pessimismo e realismo. E o real é que o Botafogo do meu coração não entrou em campo domingo passado, deixando-se dominar totalmente pelo adversário, até surgir o gol acidental que nos derrotou. Se o Botafogo não voltar a campo com garra, coragem e disposição, não apenas sofrerá nova derrota como aproximará o Clube da Beira da Lagoa de seu quinto tricampeonato na Era do Profissionalismo, o que será de amargar.

‘Você não vale nada mas eu gosto de você’

Há muitos anos, no século passado, o Botafogo impediu que o Flamengo conquistasse o seu tetracampeonato. No jogo do turno, mesmo com 10 homens (Thomé quebrou o braço), o Glorioso meteu 5 a 0. E no returno, quando o Flamengo precisava ganhar, nosso ponteiro-esquerdo paraguaio, Cañete, fixou o placar em 1 a 0 e deu de presente o título ao Vasco, cujos dirigentes comemoraram o título nas cadeiras especiais.

‘Você não vale nada mas eu gosto de você’

Mas hoje é hoje. E se Maicosuel, Reinaldo e Victor Simões repetirem a bisonha atuação de domingo passado, e Ney Franco não encontrar uma solução para o apático Botafogo, serei obrigado, uma vez mais, a cantar a música engraçada da novela ‘Caminho das Índias’, que retrata a excelente Norminha (Dira Paes), que não vale nada mas o guarda Abel a adora, tanto quanto eu ao Botafogo imortal da estrela solitária.

Estou certo ou não? Deixo as respostas para meus agradáveis leitores.

‘Você não vale nada mas eu gosto de você’

15 comentários:

Luciano Soares disse...

Caro Porto,
Qual a fonte desses números?Não que eu esteja duvidando da veracidade,mas já vi estátisticas
diferentes em outros veículos de comunicação(O Globo,Lance(neste sempre errados),internet...etc)
Mas sem dúvida,a vantagem do Flamengo,aumentou nesses últimos anos.Ficamos sem ganhar deles por
incríveis quatro anos!!!Nem na era Zico,isso aconteceu.
Esse,irmãos,é o período mais negro da história deste clássico(Para nós Alvinegros),que irá completar um século de rivalidade em 2013.
Mas,guerreiros botafoguenses,é nesta hora de imensa dificuldade e adversidade que nós devemos provar nosso amor,a esta linda instituição que irá completar 105 anos em agosto deste ano.
No futebol tudo é possível,e o Botafogo se entrar com garra e determinação será o campeão.E nós,temos que apoiar até o último minuto.Força e Fé a todos.

''Amanhã há de ser outro dia''

Parabéns pelo blog,Porto.
Saudações Alvinegras.

Luciano Soares

Marcus disse...

1972... Ano do 6x0...

Meu pai, ja falecido, foi a esse jogo com um amigo flamenguista... Cada um foi para a sua torcida e marcaram de se encontrar na saida na estatua do Belini...

Desnecessario dizer que meu pai ficou horas esperando o amigo, que claro nao deu as caras depois do jogo... rsrsrrs

Meu pai tambem adorava sacanear flamenguista toda vez que eles perdiam para um clube preto e branco, como o Atletico-MG. Ele dizia "É so ver branco e preto pela frente que vcs tremem logo..."

Pois é, os tempos mudam...

Anônimo disse...

Quando foi exatamente que essa estatistica virou? Ou o Flamengo sempre esteve na frente? (acho que nao)

Júlio José disse...

O Botafogo jogou mal? Jogou.
Entrou sem garra e disposição para se sagrar campeão, mas ainda temos 2 jogos e vamos ser campeões, ei urubu vai...
Saudações da Geral Alvinegra Ssa-Ba

Rafael M. F. disse...

Porto,

Sabia que na novela o tal guarda Abel é torcedor do Glorioso?

Camila Augusta disse...

Calanguis...ia falar exatamente isso. Não vejo a novela, mas soube dessa história. Acho que falaram sobre isso na quarta.

Amigo Porto, mais uma vez, vou botar fé no meu Fogão!

Ele não vale nada, mas eu gosto e muito dele. A cada dia mais!

Saudações!
Ps: e olha que não sou mulher de malandro, que quanto mais apanha, gosta mais também! rs

Rafael M. F. disse...

Bom, achei uma coisa desnecessária. O personagem Abel deixa subtender que todo botafoguense é corno.

A globo está começando a passar dos limites.

Malu Cabral disse...

Oi, Calunguis!

Olha, eu vejo essa novela e não percebi isso, mas vc dizendo, vou perceber, mas uma coisa te digo que é uma teoria e debatido com amigos homens:todo botafoguense, todo vascaino, todo tricolor, todo flamenguista e sab pq? Pq todos somos, fomos ou seremos cornos...
E isso deixou de ser privilégio dos homens...O mundo mudou...
Liga pra isso, não..É da vida...

Saudações

Malu Cabral disse...

Sorry! Calanguis

Christiano Nunes disse...

Porto,

Um texto aí que vc já conhece mas é pra te incendiar de vontade e PARA INSPIRAR os que vão ao Maraca domingo:

A torcida alvinegra

Ontem, via-se esta coisa sem precedentes: - os supostos 17 do Botafogo enfrentando, de igual para igual, a massa rubro-negra. E digo mais: - quando o Botafogo entrou em campo, foi uma barbaridade de fogos, de bombas. A fúria alvinegra sacudia o Maracanã, nos seus alicerces. Então, eu verifiquei que a inferioridade numérica não tem sentido no futebol. Com menos gente, a torcida alvinegra fez tanto ou mais estardalhaço que a multidão rubro-negra. Por isso, eu a transformei no meu personagem da semana.

Nelson Rodrigues , 7/9/1957

Anônimo disse...

Em qualquer batalha, seja quem for, seja onde for, seja com quem for, há de se ter alguém que consiga elevar o espírito de bravura dos combatentes, a gana para vencer, ou, se não vencer, ao menos, o sangue pela vitória.

Ora, alguém no Botafogo tem de fazer esse papel.

Quem o poderá fazer de dentro do campo? Leandro Guerreiro?! Quem o fará de fora? Ney Franco ou Assumção?!

Então, que, pelo menos, o deboche da torcida adversária, lhes dê brios de valentia.

Será tão difícil ativar o mecanismo de raiva (competitiva), um tanto de raça num grupo de jogadores?!

Até em pelada de casados contra solteiros se consegue, porque no Botafogo não se conseguiria?

Antoni disse...

A diferença é de 14 jogos e não de 16.

Sendo que desde a semi-final da Taça Rio de 2008 até agora foram 4 vitórias do Framengo e nenhuma do Bota. E em 2004-2006 o Bota deve ter perdido umas 9 além das que ganhou.

abç!

Barrense disse...

PORTO ! ACOMPANHO VC NÃO É DE HOJE, POIS REGULAMOS IDADE, TENHO 63 ANOS.
NO DIA 02/03/09, DIA DA DECISÃO DA TAÇA GUANABARA, POR VOLTA DE 15 HORAS, SEM MOTIVO ALGUM, SENTI FORTES DORES NO PEITO, CORRI PARA O HOSPITAL E ACORDEI EM UMA UTI DO HOSPITAL CARDIOLIFE EM VASSOURAS. ISTO PORQUE A MINHA BARRA DO PIRAÍ, CIDADE DE 120.000 HABITANTES, ESTÁ AGONIZANDO COMO O MEU BOTAFOGO. FUI SABER QUE TINHAMOS SIDO VENCEDORES DA TAÇA GUANABARA, PELO MÉDICO QUE ESTAVA ME ASSISTINDO E QUE É TORCEDOR DO GLORIOSO. FIQUEI 08 DIAS NA UTI, DEPOIS FUI TRANSFERIDO PARA A SANTA CASA DE BARRA MANSA, ONDE ANEXO FUNCIONA A ANGIOBARRA. LÁ FUI SUBMETIDO A UM CATETERISMO E UMA ANGIOPLASTIA, COM A COLOCAÇÃO DE UM STENT. NO DIA SEGUINTE VOLTEI PARA CASA COM A RECOMENDAÇÃO DE FICAR DE REPOUSO POR 30 DIAS. PENSEI COMIGO, SERÁ QUE VAI DAR PARA VER A DECISÃO DA TAÇA RIO?. PERGUNTEI AO MEU CARDIOLOGISTA, AQUI EM BARRA DO PIRAÍ, E ELE DISSE QUE NÃO TINHA PROBLEMA POIS COMO FLAMENGUISTA ELE SABIA QUE A DERROTA ALVINEGRA ERA EMINENTE. MINHA FAMÍLIA NÃO QUERIA QUE EU VISSE O JOGO, MAS RELUTEI, FALEI, VOU VER SEM VOLUME, POIS SEI QUE A EMOÇÃO VEM DA NARRAÇÃO. COMO PRECAUÇÃO TOMEI UM CALMANTE 20'ANTES DO INÍCIO DO JOGO. QUE DECEPÇÃO ? UM TIME APÁTICO, MEDROSO, QUE PARECIA ESTAR ALI PARA ENTREGAR O JOGO PARA O FLAGLOBO. DOMINGO VOU FAZER O MESMO RITUAL, ESPERO QUE O GLORIOSO ATUE COMO NOS VELHOS TEMPOS DE GARRINCHA, DIDI, PAULO VALENTIM (BARRENSE),EDSON E QUARENTINHA. E ME FAÇAM REVIVER UMA GOLEADA HISTÓRICA. ABRAÇOS!!!

Luiz Rogério disse...

Porto e amigos,

Hoje é dia de festa BOTAFOGO vai ganhar!

Olha além do otimismo pela vitória estou me apegando as declarações do Victor Simões e do Reinaldo, além da vontade que sei que o Maicosuel está de jogar e arrebentar com o jogo, por isso hoje o triunfo será alvinegro no Maraca, apesar da maioria mulamba no estádio.

* Já ia me esquecendo, ontem dei uma passada em General e conversei com alguns funcionários do clube e perguntei como estava o clima dos jogadores para o jogo, me responderam que estava calmo e que os jogadores estavam confiantes.

Forte abraço Porto!

Saudações Alvinegras!!!

Luiz Rogério
... e ninguém cala!

Bruce Willis disse...

Quando criança escutava as histórias de meu pai e tios sobre um time glorioso de camisa alvinegra, que tinha no peitoral uma estrela solitária... dai quis saber mais sobre esse time. Até então em 1974( ao meus 10 anos ) não tinha preferência por nenhum clube. Me mostraram fotos em preto-e-branco de uma "tal" Garrincha... achava engraçado os jogadores adversários caídos pelo campo... e ele driblando a todos. Dai quando ainda criança, assisti o canal 100 pude ver que aquilo foi real... daquele momento eu tornei-me o torcedor da estrela solitária... sem contar do hino do BOTAFOGO ( o mais belo de todos ) seus jogadores como Nilton Santos, quarentinha, etc... Apesar do jejum de títulos nos anos 70, nunca deixei-me levar pelas piadas e gozações... Pois as vitórias do glorioso BOTAFOGO era como se a estrela solitária reluzisse ainda mais em meu coração alvinegro!
"BOTAFOGO A TUA ESTRELA SOLITÁRIA TE CONDUZ"