segunda-feira, 20 de abril de 2009

Que decepção, Botafogo do meu coração...

Que decepção, Botafogo do meu coração...

Quero esclarecer aos leitores deste blogspot – gentilmente postado pela minha irmã-camarada Malu Cabral – que não sou infalível. São mais de 60 anos de Botafogo na cabeça (meu maior e inexcedível amor imaterial) e, vez por outra, recorro a meu amigo do peito Pedro Varanda, demitido arbitrariamente do Glorioso pelo senhor (?) Bebeto de Freitas. Pedro Varanda é o sucessor de Alceu Mendes de Oliveira Castro, autor do livro raro ‘O Futebol no Botafogo – 1904-1950’. Por pura sorte, tenho um exemplar deste livro que está cotado no mercado paralelo a R$ 4 mil.

Assim, depois do vexame de domingo, recorri a Varanda para saber quando foi a última vitória do Botafogo sobre o Flamengo em partidas decisivas. E ele, para minha decepção, informou-me que foi a 21 de junho de 1989, com o mais que famoso gol de Maurício. Em poucas e resumidas palavras, o Botafogo não vence aquele Clube da Beira da Lagoa há quase 20 anos, (1989-2009)
ao longo de sete inexoráveis anos de decisões.

Como diria meu amigo tricolor Nélson Rodrigues (1912-1980), é caso de sentar no meio-fio e chorar lágrimas de esguicho. E haja esguicho para chorar por 20 anos.

Não vou listar os desastres porque não sou sofredor de nascença.

Seja com a ajuda dos árbitros – não foi falta aquela sobre Juan que terminou com o gol contra de Emerson – ou não, o fato é que viramos o que a gentalha chama de fregueses de caderno. E domingo que vem, podem esperar. A torcida do Botafogo não vai ao Maracanã. Seremos espremidos como ocorreu em 1992, depois que o Clube da Beira da Lagoa nos meteu 3 a 0 no primeiro jogo decisivo do Campeonato Brasileiro. Foi um vexame. Fui ao jogo e fiquei num cantinho da arquibancada porque a massa rubro-negra tomou, literalmente todo o estádio. Uma vergonha daquelas.

O que mais me emocionou nessa derrota foi saber que meu neto, Rafael Porto (que ainda vai fazer 10 anos) perguntava a toda hora ao pai, Roby Porto, se ainda havia tempo de empatar ou virar o jogo. Este Botafogo que aí está decepcionou meu neto querido (tem uma irmã menor que não foi, felizmente). Este Botafogo, desarrumado e sem um mínimo de garra, conseguiu o feito de entristecer meu neto para sempre. Isso eu não perdôo. Vá ser desmotivado assim (perdoem a expressão) na puta que o pariu.

À noite, meu amigo de infância, o engenheiro Luiz Carlos Albuquerque, me fez uma confissão triste. Disse ele que não quer mais que o Glorioso vá à decisões. Que fique pelo caminho, fazendo número, vencendo o Resende e o Canto do Rio. Até porque já perdeu para Americano, Boavista, Volta Redonda e outros que apaguei da memória. Bonsucesso, Madureira e São Cristóvão nem se fala, tantas decepções provocou em sua torcida.

Por isso, sem querer ser pessimista – ao contrário da amiga Malu Cabral – não tenho a menor vontade de assistir a esse time desmotivado, sem garra, molenga e que ainda faz gol contra. Estou sendo pessimista? Estou, sim. O Botafogo mobilizou o Brasil inteiro – até um iugoslavo e um húngaro, que amam o Botafogo. Mas eles amam o Botafogo de Garrincha, Nílton Santos, Didi, Quarentinha, Zagallo, Amarildo Possesso e outros craques do Glorioso.

Juro que estou envergonhado com esse timeco do Ney Franco.

16 comentários:

Anônimo disse...

A nossa torcida gosta de ser enganada pelos dirigentes. Faz tempo que não temos um time com condições de ganhar um título.Culpa de todas as diretorias, que ainda tem a petulancia de exigir a presença da massa botafoguense nas partidas.

Heydrich disse...

É mestre Porto, foi dureza ver este time...Mas sou teimoso, estarei no maior do mundo para o segundo jogo da final.Sairei da Paraíba com meu irmão e meu pai, este último, um senhor de 54 anos que me fez torcer pelo glorioso.Detalhe: Ele nunca assistiu a um jogo do glorioso, será a primeira vez.Não acredito que o fogão dará o desgosto de uma derrota ao meu querido pai, não acredito.Algo de bom deve estar guardado para nós nobre Porto. "Vida que segue".

Hilario Muylaert disse...

Roberto Porto,
Não leva a mal não......
mas vc é muito otimista...... ahahahahahahah!!!!
Chega de pessimismo e saudosismo:
Vamos viver MAIS o presente.
Não tem nada perdido.
Vamos vencer os dois jogos do Fla, e seremos campeões !!!!!!!!!!!

Hilario Muylaert

Bruce Willis disse...

Sou um botafoguense que se alegra muito nas vitórias, mas sofre muito mais nas derrotas. Esse time que perdeu no domingo...parecia sem gana... sem o impeto da vitória. Um bando de "cagões" com rara exceções... mas se há hombridade ainda naquele bando... que joguem com o coração na chuteira no proximo domingo.

Anônimo disse...

CARO PORTO, O BOTAFOGO SE LIMITARÁ A ESSA MEDIOCRIDADE ENQUANTO DIRETORIA, JOGADORES E TORCIDA NÃO ENTENDEREM O SEGUINTE:
A) O CAMPEONATO CARIOCA JÁ NÃO É FORTE NACIONALMENTE HÁ PELO MENOS 15 ANOS. É UM CAMPEONATO QUE APENAS ILUDE SEU CAMPEÃO E ESPECIALMENTE O FLAMENGO QUE PENSA SER POTENCIA NACIONAL (JÁ NÃO O É HÁ PELO MENOS 15 ANOS) POR VENCER ESSE CAMPEONATO RIDÍCULO.
B) O BOTAFOGO PENSA PEQUENO, OU SEJA, SE TIVESSE VENCIDO ONTEM DEIXARIA DE CONSIDERAR O VEXAME NO JOGO CONTRA O AMERICANO EMBORA ESSA DERROTA TENHA SIDO EXTREMAMENTE MAIS GRAVE QUE A DERROTA DE ONTEM, VISTO QUE FOMOS ELIMINADOS DO TORNEIO QUE LEVA À LIBERTADORES EM 12 JOGOS OU 10.
C) AGORA CHEGO NO PONTO PRINCIPAL : SE O BOTAFOGO SE LIMITAR A FORMAR TIMEZINHOS PARA DISPUTAR O CARIOCA ( VIDE O ITEM A) EM POUCOS ANOS VIRAREMOS UM BANGU, POIS JÁ BASTA O FATO DE ESTARMOS SENDO ULTRAPASSADOS , EM NÍVEL NACIONAL, POR CLUBES DE MENOS TRADIÇÃO (NACIONAL) COMO ATLÉTICO-PR, GOIÁS, VITÓRIA E SPORT DE RECIFE, E ESTARMOS ANOS-LUZ A ATRÁS DO SÃO PAULO.
D) SE O BOTAFOGO TIVER TIMES COMPETITIVOS NACIONALMENTE VENCERÁ O CARIOCA ( CAMPEONATO FRACO) POR CONSEQUÊNCIA.
E) E COMO TER TIMES COMPETITIVOS ? TENDO UMA BOA CATEGORIA DE BASE!!! SE NOSSA BASE NÃO FORMA JOGADORES MELHORES QUE JUNINHOS, EMERSONS, TECOS, LUCAS SILVAS E REINALDOS ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA E DEVE SER REVISTA.
F) O BOTAFOGO FEZ CONTRATO DE UM ANO COM PARTE DOS JOGADORES DE FORMA QUE OS DESTAQUES SERÃO PERDIDOS AO FIM DA TEMPORADA E EM 2010 ESTAREMOS FORMANDO OUTRO TIME ,OU SEJA, POLÍTICA TOTALMENTE OPOSTA ÀQUELA CITADA ACIMA, VISTO QUE ANO A ANO O TIME DVE TR UMA BASE SÓ SAINDO AQUELES QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE JOGAR NO CLUBE!!!
G) MAS A BURRICE É TÃO GRANDE NO CLUBE QUE SE O CLUBE PERDER O CARIOCA EM 2009 SEGUIRÁ A ,ES,A POLÍTICA EM 2010. SE VENCER ACHARÁ QUE ESTÁ TUDO BEM!!!!

QUE ACORDEMOS E NÃO DEIXEMOS O CLUBE AFUNDAR!!!!!!!!!! PENSAR EM TIME PARA CARIOCA É TER TIME DE SEGUNDA OU TERCEIRA DIVISÃO. ATÉ O ÁGUIA QUE DERROTOU O FLUMINENSE JOGOU COM MAIS RAÇA QUE ESSE BANDO QUE TEMOS EM CAMPO ( SÓ SALVO O MAICOSSUEL E O RENAN)

YAROSLAV

Anônimo disse...

Não, meu caro Roberto Porto, não são 10 anos. São 20 anos.

Parece uma maldição. Nem quando temos o time superior ganhamos do... você sabe. Quando o time é inferior até vai lá.

Abraços,
Antonio Gomes

Gil disse...

Mestre Porto,

Ontem vendo entrevista do Maurício na TV, percebi que o que falta aos atuais jogadores que vestem o nosso manto é a IDENTIFICAÇÃO com o clube e com a torcida. Maurício falou que a identificação dos jogadores foi tanta, no ano de 1989, que vários jogadores a partir daquela conquista tornaram-se BOTAFOGUENSES, como ele.
Tive a certeza que é isso que falta aos jogadores que vestem o nosso manto desde 1989. Exceção, talvez, seja o ano de 1995.
Essa é a questão primordial, falta IDENTIFICAÇÃO com o clube e com a torcida. O que esses jogadores fizeram conosco não existe. Não há milhões de reais que pague a decepção e fomente esse nojo que é o chororô. Fomente o medo ou sentir-se pressionado por enfrentar o molambo.
Quantos torcedores mirins o BOTAFOGO pode perder, perdemos ou decepcionamos, como o seu neto, com essa atuação e pensamento de time pequeno.
Como você bem disse, o nosso BOTAFOGO É GLORIOSO e não podemos ser motivo de chacotas, principalmente vindo de um time e de uma torcida de molambo.
Também estou pessimista e gostaria muito que os molambos estivessem com o chororô enfiado no meio das pernas.
Desde 2007 fui a todos os jogos decisivos, principalmente contra os molambos e pela primeira vez deixarei de ir.

Fora Ney Franco!

Tenho certeza que nos falta essa IDENTIFICAÇÃO.

ESSA É A QUESTÃO CRUCIAL E QUE TEMOS QUE FAZER RESSURGIR NAQUELE QUE VESTE OU VENHA A VESTIR O NOSSO MANTO!!!

ABRAÇOS E SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES!!!

Júlio José disse...

Decepcionado eu estou com você Porto, já dando o título para o Flamengo antes do jogo?
vamos ganhar e você ai de se retratar... hehe
saudações
Júlio José Ssa-Ba

Malu Cabral disse...

Ô coisa derrotista de só se falar em superstição... de maldição. Isso só atrai coisa ruim. É isso e somente isso que não deixa o Botafogo caminhar.

O maior inimigo do Botafogo é o botafoguense. Ele nunca crê em nada, nada está bom por mas esforço que se faça.

O bom era no tempo do falecido que lá permaneceu por seis longos e não fez nada! E ainda deixou o Botafogo quebrado e sem time!

Anônimo disse...

O time do ... é melhor, individulmente, do que o do Botafogo. Agora, isso não basta no futebol: numa final, a raça conta muitíssimo. O time deles passou a ser o favorito absoluto; e isto para eles, que crescem na adversidade, pode ser mal, pois esse mesmo grupo já deu à torcida dos urubus alguns dissabores inesquecíveis.

Se os jogadores tiverem raça e o nosso clube uma pitada de sorte. Ah! não sei não...

Pensando bem, esta é a nossa quarta decisão de campeonato carioca consecutiva. Se o conquistarmos, serão dois títulos em quatro disputados. Nada mal.

Marcio - Rio de Janeiro disse...

O problema do BOTAFOGO hoje, é a falta de alguém com o nome marcado na história do Clube em um cargo de supervisão técnica ou coisa parecida. Este nome teria moral suficiente para dar um soco na mesa e pôr ordem na casa, demonstrando a estes jogadores e comissão técnica o que é o BOTAFOGO. Não me importa se torcem para este ou aquele clube, o que me importa é ver o suor em campo, se o regime é "profissional", que cumpram sua parte no contrato. Não pode quase à metade do ano o time não ter um planejamento tático definido e um condicionamento físico de razoável para fraco, além de jogadores que nem estrearam. E se a grana está curta, as contratações têm de ser muito bem estudadas, com análises técnica, tática, psicológica e o que mais desejarem. Nós, os torcedores, não podemos desistir jamais deste Clube. Devemos cobrar que algo seja feito, não devemos aceitar o que tentam nos impôr. Nós sabemos o que somos e o BOTAFOGO só vai se recuperar a partir do momento que acreditar em sua força, nas suas possibilidades. Temos que ser um pouco mais audaciosos, buscar o novo, a alternativa, transformar nossas dificuldades em oportunidades. Isso é possível e eu acredito.
Saudações BOTAFOGUENSES a todos.

Almir Vilanova disse...

Olá, nobres alvinegros!

Entendo os sentimentos do Mestre Porto. Mas, acredito na nossa conquista do Carioca 2009.

"Tu és o Glorioso,
Não podes perder,
Perder pra ninguém"

Botafogo SEMPRE!!!

almirvilanova@yahoo.com.br

Alexandre disse...

Espero que os comentários indignados dos torcedores do Botafogo sirvam para pelo menos mexer com os brios da comissão técnica e dos jogadores alvinegros. Quem sabe eles criem vergonha na cara e resolvam jogar pra valer as duas partidas finais do campeonato. Vamos ver...

robinho disse...

concordo com vc porto, até q enfim vc parou com aqueles sonhos q o botafogo era bom, q o Flamengo era freguês, até q enfim vc acordou pra realidade, mas não fique triste, alguem tem q ser o perdedor mesmo... rs

abraços porto, SRN

Daniel Dix disse...

Porto,

Eu já havia decidido que não iria nesse primeiro jogo da final, mas após ler essa sua última coluna, de tão PUTO que fiquei com seus comentários pessimistas, revi minha decisão e estarei no campo de batalha junto com o time. Que se dane. Se é para vencer, vencerei com eles, se é para afundar, afundarei com eles. É plenamente compreensível as críticas feitas à forma de jogar adotada pelo Botafogo no último jogo, porém devo lembrar que o Flamengo não foi essa coisa toda. Ganhou o jogou com um gol contra, e praticamente não deu chute a gol durante 90 minutos.
Outro ponto que deve ser ponderado, o nosso time foi desmantelado ao final do ano passado, não dava nada pelo Botafogo nesse ano, e vejam só, estamos disputando outro final. Isso é fato muito positivo. Temos que dar crédito a essa direitoria, que me parece bem intencionada. Perder é chato, claro que é, não tenho dúvidas. Mas os torcedores e amantes do Botafogo não devem estar ao lado do clube somente nas vitórias....Temos que estar ao lado do clube sempre, foi assim no jejum, ou você já se esqueceu? Passamos por períodos muito piores que o atual. E nunca fugimos à luta.

ASSIM, CONCLAMO TODOS OS ALVINEGROS PARA ESTAREM NO MARACANA DOMINGO....VAMOS INCENTIVAR.

E Porto, por favor, pare com esse pessimismo e com essa mania de perseguição, o que só faz com que sejamos motivo de chacota.

Thiago Mello disse...

NOBRE BOTAFOGUENSE, Porto...

Botafoguense não pode esmorecer... O BOTAFOGO É UMA FORTALEZA, E SUA TORCIDA JAMAIS SE RENDERÁ...

Inspirado em V.Sa., depois de 2 anos de colunas semanais em um jornal local, resolvi criar o meu blog, para falar da NOSSA paixão..O BOTAFOGO !

Me honraria muito se V.Sa., um mestre, lá fizesse um comentário lá. Comentário este que seria o primeiro do Blog.

SA