quarta-feira, 3 de junho de 2009

À beira do abismo abissal


Acredito piamente que os leitores alvinegros que me acompanham aqui neste blog estão estranhando o meu silêncio em relação ao Botafogo. Pois eu lhes digo, sinceramente, que tudo o que tinha a dizer sobre o Glorioso já foi escrito aqui. Recebi mais de uma dezena de críticas de torcedores alvinegros me chamando de derrotista e pessimista. E eu, então, lhes pergunto: o que falar mais do Botafogo, beirando a zona do rebaixamento, depois do bisonho empate de 2 a 2 com o Sport Recife no Engenhão? Nada, rigorosamente nada. E, repito, não é responsabilidade do novo presidente, que encontrou o Botafogo demolido com a saída de vários jogadores importantes, que formaram, durante pelo menos dois anos a base do time.

Com o elenco que tem – apesar dos retornos de Juninho e Lúcio Flávio – o Botafogo do meu coração não tem elenco para disputar um Campeonato Brasileiro tão difícil com jogos de ida e volta. O que vocês, leitores, queriam que eu escrevesse? Que o Botafogo vai reagir? Não acredito. Que lutará com todas as armas possíveis e impossíveis para escapar da segunda divisão? Afirmo que sim. Não me recordo – e olha que tenho mais de seis décadas de Botafogo nas costas – de uma equipe ser desfeita de uma hora para outra, às vésperas do Brasileiro. Fora Leandro Guerreiro, que tem sempre a minha admiração, não vejo nada de positivo no time.

Pode ser – vejam que escrevi pode ser – que com o retorno de Reinaldo as coisas melhorem um pouco. Mas é apenas uma hipótese. Aquele Botafogo do Campeonato Carioca, com Maicosuel e Reinaldo era um. Esse de agora é outro, embora os jogadores suem a camisa e se esforcem. Por ironia, Fahel (foto) empatou o jogo no final e deixamos de perder mais três pontos. Ser otimista numa hora dessas é ser mentiroso e enganador. E isso eu não sou. Agora o adversário é o Fluminense de Parreira. Teremos esperanças? Não sei. Acho que não. E, se tudo continuar como dante no quartel de abrantes, a segundona do Vasco nos espera mais uma vez.

Por fim, faço a mais fechada e absoluta questão de deixar claro que não respondo a anônimos. Nem adianta me remeter comentários. Anônimo é coisa de rubro-negro que quer destroçar o Botafogo. Os que me mandarem e-mail, responderei na medida do possível. Anônimos, não, em hipótese alguma. Anônimo é falta de coragem de assinar a crítica ou, vez por outra, elogio – para não se comprometer.

Vou ficar por aqui, gol a vibração de Fahel, pois o clube alvinegro não me ajuda. E não gosto de falar mal do clube que escolhi para torcer até o apito final.

14 comentários:

Gil disse...

Mestre Porto,

Estive no Engenhão contra o time de Recife para apoiar um jovem torcedor do nosso querido BOTAFOGO que levou um cartaz criticando a ipatingação do clube e contra o nosso treineiro.
Alguns torcedores que leram a mensagem nos criticaram e por alguns instantes tive a sensação que achavam que torcíamos contra o nosso amado clube.
Vendo o seu comentário percebo que a maioria acredita na flapress e não possuem discernimento para ver que estamos, a passos largos, caminhando para a segunda divisão, caso nada seja feito, principalmente a demissão do embuste que é o treineiro.
Não venham dizer o que flapress fala desse embuste, pois ele indicou a maioria dos jogadores que estão no clube. Ele é responsável direto pelas contratações. Ele formou esse time.
Qualquer treinador (não esse embuste) conseguiria armar esse time, mesmo com esses jogadores. Existem times, na primeira e segunda divisão, com menores orçamentos e piores jogadores que estão jogando melhor.
Alguém conhecia o inexpressivo corinthians de Alagoas? Pois é, agora conhecemos, pois foi o time que desclassificou o atlético do Paraná de forma vergonhosa da copa do Brasil no ano passado, dirigido pelo treineiro. Qualquer semelhança com a nossa desclassificação para o time de Campos não é mera coincidência.
Insistir com Emerson, Fahel, Alessandro (há muito tempo não vem jogando bem), Leandro Guerreiro e Eduardo fora de posição, Thiaguinho na lateral esquerda e outros é o que causa a falta de padrão de jogo, entrosamento, falta de jogadas ensaiadas. A cada jogo nova escalação! Tirando o Fahel (seu afilhado), quem conhece o time que vai entrar em campo?!
Após o jogo contra o time de Recife ele teve a coragem de dizer que faltou tempo para treinamento, ou seja, uma semana ou cinco meses não foi tempo suficiente para dar padrão de jogo e definir os titulares. Aliás, nessa semana ele já disse que uma semana vai dar para trabalhar a equipe. Agora uma semana vai dar, antes não?! Mais uma das suas incoerências.

Acredito que o presidente Mauricio seja uma pessoa de caráter e bem intencionada, mas precisa assumir o departamento de futebol que é o carro chefe do clube. As pessoas que ele delegou poder estão apequenando o nosso BOTAFOGO. Como exemplo sito o Athirson que chegou e saiu gordo, bastaram alguns dias na portuguesa, portuguesa, e ficou fino e jogando bola.
Quanto tempo o chinelinho do Reinaldo vai ficar no departamento médico? Particularmente acredito que seja um “migué” para poder ser vendido. Quem sabe ir para o molambo.
Quantas contusões há mais serão necessárias para rever a preparação física?

O único responsável pelas poucas vitórias e conquista que tivemos e não ter deixado à máscara desse treinador cair no nosso BOTAFOGO foi o mago, Maicosuel. Vejam que quando ele esteve fora não obtivemos êxito.

Mestre Porto, infelizmente, a maioria prefere escutar mentiras, ser enganados, ou melhor, não enxergar o óbvio. Acho que não estamos falando mal do nosso BOTAFOGO. Estamos tentando abrir os olhos daqueles que tem o poder de mudar essa estrutura que está causando dano ao nosso amado clube.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

MAM disse...

Porto, Se situação esta ruim..é notório, mas nessa hora temos que abraçar o time, seja lá quem for quem estiver dirigindo...No meu caso não acredito em nada de uma pessoa que até agora não cumpriu meta alguma que traçou e aparece a tira colo com o nefasto Mauro Ney Palmeiro...
Seria o mesmo que o messias dizendo que teria todas as soluções para todos os problemas que afligem a humanidade e mostrasse como acessor Al Cappone.

Não dá..É agua e vinho..Não tem conversa, mas acima de tudo tem o nosso indivisivel amor pelo Glorioso, e como eu sou um eterno otimista, mesmo porque, o otimista só sofre no final, acredito que o Botafogo sairá dessa.

EU ACREDITO

Abraços

Impasse Livre disse...

Carao Roberto, seu blog já está linkado lá no nosso Maldita Futebol Clube, que o convido a dar uma olhadinha por lá e nos dar o seu veredito!Trabalhamos com paixão o blog(4 comentaristas- 1 de cadaclube carioca e eu na ancoragem!0 rs, mas isso é outra coisa! aguardo uma passagem sua por lá e um comentário seu , muito nos deixaria envauidecido , o botafoguense feliep souza, emntão , iria ter um ataque cardiáco...rs
Quanto ao botafogo, eu digo que o elenco é limitado, mas num campeonato com barueri, santo andré, naútico, sport, avaí, vitória e um fluminense fraco, não acredito que va cair. creio na zona sul americana para esse botafogo! E acho que com um meia de ligação na saída de bola esse time pode melhorar sim! Alguém me falou que o botafogo está a sondar danilo-ex SP e araújo atacante , não sei se é verdade , mas seria interesante nas atuasi circunstâncias! mais uma vez parabenizo seu blog e me confraternizo( na série A eu sou fogão desde moleque!) abraços, leandro carvalho

Anônimo disse...

O Blog da Maldita é excelente!

AHAHAHAHAHA, ficar na ancoragem tá ótimo!
Muito bom o Blog!
Valeu!

Malu Cabral disse...

Teste na configuração

Se alguem tiver com dificuldades de postar comentários, peço a gentileza de escrever para malucabral@gmail.com.

Grata.

Unknown disse...

Caro Porto,

Esse ano foi um ano muito estranho, começamos jogando bem o Carioca, contra Boavistas, Tigres e times do gênero. Apesar de sabermos que o elenco era limitado e que o Carioca já não é parâmetro para nada, criamos uma falsa expectativa em relação ao nosso elenco (se é que temos um) e um título em cima do Resende confirmou ainda mais essa "ilusão". No fundo todos nós sabíamos que o time era fraco, ainda mais sem o Maicosuel, um dos melhores jogadores do Botafogo nos últimos 10 anos. Sofremos com a sua ausência e sabíamos que sem ele nossa vida ia ser complicada, aí vem o trivice e a eliminação da Copa do Brasil. Fomos do Inferno (no começo do ano, sem time) ao Falso Paraíso (Taça Guanabara) e depois caímos na real de novo, ou seja no Inferno (Trivice, eliminado da Copa do Brasil e na zona de rebaixamento). O que me deixou mais desmotivado nessa história toda foram as palavras do presidente e do vice de futebol, que consideraram o nosso time um virtual candidato ao título. Eu queria saber como é que um time que tem Fahel, Alessandro, Emerson, Victor Simões e outros pode almejar alguma coisa. Eu sei que do jeito que tá, está difícil, pode até ser que chegue uma ou duas contratações que poderão jogar somente em agosto e até lá vamos vivendo e sofrendo. O mais triste disso tudo é ver os nossos rivais fazendo contratações de impacto enquanto nós rezamos para que se possa acertar com a promessa do futebol argentino ou o gande Otacílio Neto do Corinthians. Utilizando suas palavras: "E, se tudo continuar como dante no quartel de abrantes, a segundona do Vasco nos espera mais uma vez."

Como sou teimoso estarei novamente no jogo de domingo, como fui contra Sport e Corinthinas mas já vou preparado para o pior.

Saudações Alvinegras

snoopy em p/b disse...

porto,
concordo com sua posição.
e concordo com TODA a opinião do gil.
o departamento de futebol do botafogo está apequenando nosso clube.
estamos virando o ipatinga graças ao incoerente treinadorzinho.
fora, ney franco!
queremos nosso botafogo de volta.

abraço e sds. botafoguenses!!!

CLÉTO MARTINS disse...

O fundo a curto prazo é a Segundona, E o fundo a médio e longo prazo é a Série C e Série D.

Presidente MA, acorda, o Brasileirão já começou. Deixe esse negócio de tirar foto com torcedor. Foto junto a torcedor terá que ter taça. A grande jogada está nas suas mãos. Vá estreitar relações com quem tem potencial financeiro, mas não tem tradição no mundo do futebol. Ao invés de ir ao América, vá ao Manchester City.
Pelas saídas de jogadores do BFR p/ Alemanha, Vá estreitar relações com o time da Woksvagem, Wolfsburg
Clube de tradição, mas sem destaque atual de aproximação com o futebol brasileiro. Vá estreitar relações com o time da Fiat, Juventus de Turim.


Presidente MA, ser Presidente do BFR não basta ser Botafoguense, educado, honesto. É necessário grandes jogadas, é preciso inovar em quantidade e qualidade.

Nota: Na equação financeira da pasta do MA, está lançado o prejuízo causado pela falta de investimento no setor de criação do time? Qual o custo financeiro desta caminhada no G4/lanterna?

Nos 02 últimos anos anteriores, o Montenegro trazia muitos recadinhos dos investidores, os quais lhe transmitiam as suas insatisfações quanto a imagem do time. E agora, o garoto cansou ou os investidores estão satisfeito.

cletomartins@hotmail.com

Camila Augusta disse...

Amigo Porto,

mais uma vez, você está certíssimo!
Não tenho comentado nada aqui, também por falta de ânimo.
MAs vamos continuar acreditando no Fogão, até o último suspiro.
O lema que tem me acompanhado é: Você não vale nada Fogão, mas eu gosto de você!!!
Saudações.

Chico da Kombi disse...

###

A procissão do Brasileirão está só começando e o nosso querido Botafogo vai reagir, sim.

FORÇA FOGÃO!

###

LUIZ HENRIQUE BARBOSA disse...

Grande Roberto, eu o acompanho desde a época em que vc massacrava os molambos no JS. É absurdo alguém crer que vc não quer o melhor para o clube. De fato eu tb tenho percebido alguns xiitas em nossa torcida, que acreditam que tudo está bem ou que pelo menos vai ficar bem, num passe de mágica. Só trabalho sério e dedicação, aliados a talento, pode nos trazer algo de bom. E isso, infelizmente, não tenho visto ultimamente. Não chego a colocar a culpa apenas no treinador, pois sem elenco não dá pra fazer muito. Por que o Cuca não conseguiu nada pra gente e, no primeiro torneio com os mulambos, ele venceu? Vc tem razão quando diz que o Glorioso é uma casa dee negócios. Só vejo revelarmos talentos e vendê-los. Doa a quem doer, essa é nossa atual situação e caminhamos seriamente para a segundona.

Chico da Kombi disse...

###

Caro Porto, bota aqui no seu alvinegro blog a seleção do clássico vovô que o amigo fez para a Band.

Acho que, o belo bigode alvinegro do nobre botafoguense falou mais alto e a FogoFlu tinha 90% de jogadores do Botafogo.
:o)

Mandou bem, Porto.
Muito bacana ver tão ilustre botafoguense na telinha da TV!

Gloriosas Saudações Alvinegras.

FORÇA FOGÃO!!

###

Helvécio Jr. disse...

Olá Porto, você não acha que é o fim da picada perder para o FluminenC, que tem um time muito fraco também??

começo a sentir esse seu realismo.

abraço.

Malu Cabral disse...

Eu faço parte dos que são contra a saída o Ney.
Outra:Só acho que vcs todos estão esquecendo o causador disso tudo que foi o Bebeto que deixou o clube afundado em dívidas e sem time. Estamos agora colhendo os frutos.

"Ah, mas Bebeto pegou um clube com dívidas"...sim, mas estávamos na segundona, ele teve dinheiro pra pagar levir, comissão técnica e subimos. E em cinco anos ele foi tão bom administrador que Clube está quebrado.

De novo: temos o que podemos ter. Esse time horroroso que o Ney fez foi para um clube falido, do contrário, ele não teria dado ideia desses jogadores horrendos...

Esqueceram do Bebeto? Queriam o que? Querem que o Ney seja milagroso? Esperem contratações, gente...

O Bebeto nos atirou nisso..ele quem tem que ser cobrado... Os frutos da era Bebeto estão aí. Vamos colher e culpar quem tem culpa. Eu sou Botafogo não Bebeto futebol Clube.

Porto, pensa comigo...Vc sempre isenta o Maurício em suas postagens. Olhemos dessa vez para trás...

Beijo