quarta-feira, 24 de junho de 2009

O novo selo contra roubo de carros

O número de roubos, furtos e depredações de automóveis no Rio de Janeiro aumenta a cada mês. Ou o carro é transportado para um desmonte – no qual suas peças são vendidas à bangu, ou simplesmente ele é clonado, com nova placa, e dá um trabalho gigantesco à Polícia Militar.

Por isso, um grupo de especialistas do Detran, após longos meses de estudos, chegou à conclusão de que o selo (acima estampado) pode reduzir em 95% as queixas de proprietários nas delegacias espalhadas por toda a cidade.

Trata-se de um selo que, colado no vidro dos automóveis, deve diminuir brutalmente essas ocorrências policiais. O selo – ou plástico – ainda não está disponível, mas a partir do mês que vem fará parte integrante da vistoria dos automóveis que forem renovar seu IPVA. Mesmo que o proprietário do veículo não goste das cores – inspiradas em rituais do candomblé – ele será de uma utilidade inestimável na proteção contra roubos.

Vou encomendar dois: um para o meu carro, outro para minha bicicleta. O selo, digamos assim, funciona como uma espécie de salvo-conduto contra a bandidagem que anda solta pelas ruas e vielas da cidade, que já foi Maravilhosa.

Há alguns anos, o Kharman Ghia do comentarista Sérgio Noronha, hoje na Rede Bandeirantes, obviamente não era portador do novo selo que será obrigatório. Mas o carro foi logo encontrado, intacto, graças a um gigantesco escudo do clube da cruz de malta que trazia em seu vidro traseiro.

Mas os tempos agora são outros, principalmente para aqueles que vão comprar um veículo zero quilômetro, aproveitando os últimos dias da ausência do IPI. Não se trata de preferência por esse ou aquele clube. Trata-se de uma espécie de seguro obrigatório que todo proprietário deve colar no vidro traseiro – de preferência – pois será logo identificado.

Muito mais útil do que o já tradicional bafômetro – com conseqüências imprevisíveis –o novo selo permitirá ao proprietário do veículo que ultrapasse, incólume, a qualquer das batidas policiais espalhadas pela cidade. Mas o selo não pode ser pequeno: tem que ser enorme, para ser visto não só pela bandidagem como, também pelos policiais.

Particularmente, considero a invenção do Detran algo de inacreditável. Até porque levou anos para ser aprovada. Muitos elementos da comissão não o queriam aceitar, mas concluíram que era a melhor solução. Grande sacada.

Por fim, se for dirigir – à noite, principalmente – pode beber à vontade mas jamais se esqueça do selo de segurança. É uma advertência especial e deve ser obedecida por gregos e troianos. Eu, como já disse, aprovo a idéia.

6 comentários:

Bruno Kieffer disse...

Vou já encomendar o meu...até que enfim o detran fez algo de útil!

Gil disse...

Mestre Porto,

Enquanto isso o nosso embuste de treineiro lança uma espécie de desafio. Mudaram o nome para enganar alguns. Antes ele chamava de metas e como não atingiu nenhuma é melhor mudar o foco.
Eu não levo a sério o que esse embuste de treineiro fala e faz. Ele, o vice e o diretor de futebol não podem e não devem ser levados a sério. Infelizmente com isso estão levando o nosso querido e amado BOTAFOGO ao caos.
Para clarear as conclusões, seguem alguns números do caos.

Como já passaram sete rodadas do brasileiro, isso corresponde 18,42% do campeonato e temos 28,57% de aproveitamento. Eles estão esperando o quê para mudar ou acontecer? O certo é que desse jeito não podemos continuar!
Fizemos 4 jogos fora, perdemos três e empatamos com o poderoso Santo André.
Fizemos 3 jogos em casa, empatamos dois e ganhamos um.
No ano passado, na série A o último clube a escapar do rebaixamento foi o náutico com 44 pontos, mesmo número do figueirense, e escapou devido ao saldo de gols (-10, contra -24, respectivamente).
Na série B de 2008 o último clube a conseguir classificação para A foi o barueri com 63 pontos.

Mestre minhas esperanças já estão no brejo e acho que a segundona nos espera. Se isso ocorrer à culpa é exclusivamente desses senhores (treineiro, comissão técnica, vice e diretor de futebol), e não vejo chances de sair. Outro detalhe é que o nosso diretor é formado em rebaixamento com PHD e MBA.

AH BOTAFOGO, O QUE OS NOSSOS DIRIGENTES FAZEM CONTIGO!

Quanto a esse novo procedimento do DETRAN eu prefiro ser roubado e continuar pagando seguro caro.
Outro dia li uma matéria em que o repórter não xingava mais as pessoas no trânsito e diminuiu o seu estresse. Ele adquiriu o hábito de chamar o “barbeiro” de framenguista e com isso não arruma mais confusão.
Fica a sugestão! Eu já adotei!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Julio disse...

Tudo q é relativo ao framengo, neste porte irônico, é gostoso de ler e ouvir, mas....infelizmente, nossa situação hj nos impede de fazer graça com quem está melhor na tabela. Nosso time é um erremedo, vergonhosamente sem talento...e olha q vi China jogar, Cremilson, Luiz Carlos (q substituiu Zé Carlos qd nosso gde goleiro se acicentou), Miltão, Márcio Teodoro (Romário chama de "Teadoro"), Paulo Verdun, Aloíso, Ademir Lobo, Melo, Sei lá o q Carpeggiani (primo do Paulo Cesar), De Lima, Marinho & Leiz (eita zaga), Renê Playboy, Passos, Téo, Jorge Lourenço, Washington (LE q veio do Santos), Lupercínio, isso pra ficar até a década de 90! Talvez a maioria dessa galera tivesse vaga hj, não tenham dúvida. Daí, mexer com Adriano & Cia ainda é uma temeridade. Pq na atual conjuntura, nem adesivo nós temos...um com certeza não teremos com esse time: o do Immetro. Saudações Alvinegras!

Anônimo disse...

Julio, voce esqueceu de Petroleo (o Fogao vendeu Baltazar para ficar com esse cara), Antonio Carlos (atacante), Brasilia, Vagner Pepeta, Perivaldo (o campeao da Conmenbol), Alessio, Lulinha, Cristiano, Marcio Caruaru (que quis saber como abrir a janela do aviao, numa excursao do Fogao a Europa), Eraldo, Té (atacante) e Jerson. Quem viu essa galera tambem, nao pode passar mal hoje em dia...

Unknown disse...

Querido Roberto,

Sou mais um triste torcedor do Botafogo, depois de 3 anos de derrota para o queridinho da selva de pedra, mas acostumado a levantar a cabeça e seguir em frente, já preparado para 2010.

Nos cinco últimos anos, fui a praticamente todos os jogos do Botafogo, dentro de nossa casa, com raros momentos de alegria.

Geralmente, ilusões logo reprovadas com cipoadas de acabar com qualquer equilíbrio, resultando em insucessos de toda sorte.

Agora, tomar de 4x1 da mancha esverdeada do cerrado é demais!

Segurar a lanterna, depois de um vexame, na minha sala-de-estar, para um bando camisado de verde é dose.

Tenho apenas 22 anos e todo dia me pergunto porque ainda vou ao estádio, choro e sofro.

Pergunto-me porque meu berço teve de ser preto e branco, deixando-me um alvinegro de coração desde antes do aleitamento.

E chego sempre à única resposta plausível: o amor, que, pelo grau de tristeza registrado ao ver ser da mesma natureza do que minha mãe sente por mim.

O grande problema é que meu triste e jovem coração está cansado desses inaptos que envergam a camisa tão bem lapidada por nosso ídolo Nilton!

Não aguento mais a vergonha de mirar o campo e não enxergar qualquer talento, resumindo um elenco de profissionais com frases-feitas de recuperação dignas de atores dos mais canastrões.

Espero voltar a ter alegria em ir ao estádio, deixando de ser um fardo torcer pelo time que, por ora, tem o direito de adentrar os gramados ostentando a estrela solitária.

Enuqnato isso, vou rezando pela piedade divina e pela interlocução profícua de Carlito Rocha, João Saldanha, Garrincha e demais botafoguenses, por um fim de ano menos preto-e-vermelho do que se desenha.

Um abraço.

Unknown disse...

KKKKKKKKKKK!!!!

Muito bom isso!

Mas, prefiro que roubem o que quiser (carro, moto, bicicleta) a ter que ficar num ambiente com esse símbolo horroroso perto de mim. Nem de vidros abertos e com o carro em movimento eu reagiria.