domingo, 14 de junho de 2009

Que bandeira é essa, gente?


O Botafogo de Futebol e Regatas completará este ano 67 anos de fusão entre o Botafogo Football Club (1904) e o Club de Regatas Botafogo (1894). E, hoje em dia, carrega frases curiosas, como ‘Há coisas que só acontecem ao Botafogo’, ‘O Botafogo tem a vocação do erro’ e, bem mais recentemente, ‘Você não vale nada mas eu gosto de você’.

Particularmente, acho todas elas engraçadas e bem perto de verdadeiras, mas aprecio especialmente a que o poeta Augusto Frederico Schmidt (1906-1965) disse certa vez ao ex-ministro Santhiago Dantas (1911-1964) sobre a vocação do erro (ambos botafoguenses na época da fusão dos dois clubes).

Os leitores que me acompanham aqui neste blog haverão de perguntar: por quê? Logo agora que o Glorioso conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, sobre o Santos? E eu, modestamente, como um apaixonado pelo clube há mais de seis décadas – desde os tempos de Heleno de Freitas e Tovar – trato logo de explicar. Por que o site do clube publica uma foto de nossa linda bandeira ao contrário? Ao que me consta, o quadrilátero negro com a belíssima estrela solitária fica à esquerda e não à direita como o site exibe, na visita de proprietários ao belo Engenhão.

Honestamente, não consigo entender como ninguém percebeu o grosseiro equívoco, até porque não tenho idéia de quem bolou a foto que ilustra meu blog. Conheço alguns integrantes do departamento de marketing, como Paloma e Vivian, além do assessor de imprensa, meu ex-companheiro José Antônio Gerheim, botafoguense de coração, e não a antiga assessora, Mariúcha Moneró, declaradamente tricolor, que mandava e desmandava no site que, à época, levava o nome de ‘Botafogo no Coração’.

Recentemente, uma pesquisa no Brasil e uma revista japonesa elegeram o escudo do Botafogo como o mais bonito do mundo, pela sua simplicidade e comunicação imediata. Aliás, a estrela solitária (que vem do Club de Regatas Botafogo) não é bem uma estrela e sim o planeta Vênus, que brilhava no céu quando os remadores saíam para treinar em seus barcos. Creio que o erro seria o mesmo se os escudos da camisa alvinegra – inspirada na do Juventus de Turim – fossem entregues pelo fabricante no lado direito dos uniformes, ou seja, do lado oposto.

E é bom que se diga, para não dizer que fantasio fatos alvinegros, que a camisa com o novo escudo da estrela solitária apareceu pela primeira vez num simples treino em General Severiano. Querem saber quando? Pois muito que bem: a 19 de janeiro de 1943, pouco mais de um mês depois da fusão.

Que o fotógrafo ignorasse a posição correta da bandeira, ainda admito. Mas será que ninguém percebeu o erro entre todos que pisavam o gramado do Engenhão? Depois alguns torcedores reclamam da frase de que ‘há coisas que só acontecem ao Botafogo’. Pois é, mas aconteceu. E vai acontecer sempre que não estiver na hora um botafoguense de coração, daqueles que sabem de tudo, até dos 100 anos dos 24 a 0 sobre o Mangueira, recorde absoluto e praticamente inigualável no futebol brasileiro.

Ainda bem que vencemos o Santos. Pelo menos surgiu uma luz no final do túnel. E, sinceramente, espero que não seja o farol de uma locomotiva que vem em sentido contrário.



8 comentários:

Anônimo disse...

Grande Roberto Porto, realmente um erro grotesco essa linda bandeira estar ao avesso, será que tem algo ligado ao atual departamento de futebol do clube?! Não é de hoje que a torcida "on-line" alvinegra reclama da simplicidade e dificuldade que o público tem para acompanhar e saber um poco mais do botafogo, aparentemente uma coisa tão simples e barata relativamente aos custos de um grande clube e que pode ter um bom retorno de adeptos... bom já falei demais, vamos deixar isso para você que o faz com grande maestria, um abraço e saudações alvinegras nesse belíssimo final de semana...

Gil disse...

Mestre Porto,

Ah BOTAFOGO, O QUE FAZEM CONTIGO!

Espero que essa vitória não mascare e iluda, ainda mais a direção do clube.
Que o treinador reconheça que o Batista merece uma chance!
Que o treinador reconheça com o Renato em campo jogamos com menos um!
Que o treinador perceba que o Renato é outro a ser dispensado!
Que o treinador perceba que quando sacou o Fahel, mesmo sendo substituído pelo invisível do Renato, o time melhorou!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Roberto Porto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Malu Cabral disse...

Meu Mestre,
É que a corrida é tanta para aparecer na foto, que a bandeira, nosso Manto Sagrado, passa a ser menos importante...
Beijo!

Chico da Kombi disse...

###

O Vitória, no Barradão, é parada duríssima para o fraco time do Ney Franco.
Eu estava lá no ano passado e tomamos um sapeca de 5 a 2. Foi o sétimo e último jogo do Little Aladdin como treinador do Botafogo.
Mas, temos que acreditar no Fogão, sempre. Então, lá vai:
Preparar...
Apontar...
Detonar o Vitória...
FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

###

Eduardo disse...

Deve ter sido mesmo no embalo de estar na foto que a turma não percebeu que a bandeira estava ao contrário. Certamente o Zé Antônio - fiquei feliz em saber que a assessoria de imprensa está agora nas mãos de um botafoguense tão fanático quanto nós dois - vai impedir que descuidos como esse aconteçam. E a vitória sobre o Santos é mesmo um pequeno sinal de alento. Afinal de contas, as bolas entraram, o que não aconteceu contra o Fluminense, que foi completamente dominado. E, sobre o post anterior, me lembro que vi o Nilson dos Santos treinar. O que aconteceu com ele depois, Robertão?

Barrense disse...

PAULO - BARRA DO PIRAÍ
Amigo Porto !
Após um IAM, estou de volta. Ao abrir o seu Blog, vi claramente o erro em nossa querida bandeira. Será que está aí a resposta pela atual situação do clube? Falta de Visão, de Planejamento. Enfim, falta tudo ao nosso ex-grande Botafogo de Futebol e Regatas. Espero viver mais alguns anos para assistir o renascer da Estrela Solitária. Abraços!!!

Fdiego disse...

Mestre Porto!
Perfeito como sempre!
Meu caro, parece até brincadeira de mau gosto... dá só uma olhada na foto da pequena torcida que recepcionou a "delegação" alvinegra na Bahia!! Inacreditável. (http://movimentocarlitorocha.blogspot.com/2009/06/drama-no-aeroporto.html). A verdadeira Estrela Solitária, ultimamente, anda sendo deixada de lado... e do lado errado. Se não literalmente, essa frase é o puro retrato da nossa atual realidade alvinegra. Mais negra do que alvi, infelizmente.