segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Dose para dinossauro desmamado

Na saída do jogo Botafogo x Palmeiras, no Engenhão, fui abordado por um torcedor alvinegro e leitor de meu blog – dele não me recordo o nome porque, como diz José Inácio Werneck, meu amigo do peito, minha memória não é de ferro. Se não estou enganado, ele me acusou de reacionarismo em relação à torcida do Flamengo. E me provou, dias depois, publicando no meu computador a coluna (furtada por um site que desconheço), reproduzindo a dita cuja coluna. O tal torcedor, apesar da vitória do alvinegro, estava até um pouco agressivo em suas palavras e mal me cumprimentou. Na hora, saí pela tangente, mas quando veio o e-mail, me desculpei. Não gosto de ofender ninguém, a não ser árbitros e bandeirinhas (Ana Paula e Moutinho) que furtaram o Glorioso em partidas até certo ponto recentes.

Mas eis que me chega às mãos uma foto inacreditável: torcedores rubro-negros, estendem uma faixa dizendo que o clube da beira da Lagoa é ‘équiça’ campeão brasileiro – mesma sequência do São Paulo Futebol Clube, este sim hexacampeão. Fico imaginando, apenas por acaso, se o rubro-negro conquistar o heptacampeonato. Como seus torcedores escreverão uma faixa? ‘Épita’ e, por hipótese – apenas por hipótese, octacampeão. Será que pintarão outra faixa com ‘óquita’?

Percebo que os rapazes da faixa não passaram do velho primário de guerra. Nem meu sobrinho, Lucas, que tem apenas cinco anos, escreveria uma sandice dessas. E olhem, leitores de meu blog, que Lucas – menino inteligente – sabe ler tudo é irônico, e ainda escreve bilhetes para a mãe Paula e o pai, Rafael. E pelo que sei, já é torcedor do ‘Framengo’, aliás Flamengo, contrariando o pai que é cruzmaltino.

Em poucas e resumidas palavras, o botafoguense que me criticou na saída do Engenhão está sem saída. O que vai dizer agora? Que sou reacionário? Que sou arbitrário? Que a torcida do ‘Framengo’, aliás, Flamengo, é alfabetizada? Que os torcedores não brigam entre sí é caem das arquibancadas do Maracanã? Não faz muito tempo, e um torcedor apaixonado do ‘Framengo’, aliás Flamengo, estava estreando uma camisa rubro-negra novinha em folha e foi dela roubado quando caminhava para o lado esquerdo das arquibancadas do Maracanã. Ficou desolado, pois viu seu dinheiro jogado fora. Mas, apesar do roubo, manteve-se rubro-negro.

Venhamos e convenhamos, ‘équiça’ é dose para dinossauro ou mamute desmamado... Primário nessa gente, é o que, de bom coração, eu desejo.

2 comentários:

Malu Cabral disse...

AHAHAHAHHAHA!

Portoooooo, esse ÉQUIÇA vai ficar pra história!

Beijossss

Eraldo Santos Tag DF. disse...

É por isso que o "Framengo" - desculpe, Flamengo - é considerado o time das massas - de iletrados,ignorantes e mal educados, uma pena mesmo. Uma das minhas maiores alegrias e orgulho é saber que o GLORIOSO BOTAFOGO - pelo menos o futebol - nasceu em uma sala de aula. Talvez por isso que o Clube seja bom em números. Saudações alvinegras!!