sexta-feira, 2 de julho de 2010

Loco Abreu é o Botafogo na Copa


Foi uma sexta-feira de cinzas para o futebol brasileiro. Sermos eliminados como fomos pela Holanda, jogando de maneira bisonha e medíocre, me deixou entristecido. Mesmo sabendo que a geração de jogadores que foram à África do Sul estava muito abaixo do que estamos acostumados, foi trágico. Em minha coluna no site da ESPN Brasil – que já teve até agora 50 comentários, uns bons, outros maus – havia afirmado, logo após a nossa estréia, que conseguiríamos no máximo um placê – linguagem de turfe que significa ficar em terceiro lugar. Mas errei. Nem no terceiro pudemos ficar, tamanha a mediocridade do jogo que apresentamos. Foi de doer.

Minha única e escassa alegria nessa sexta-feira negra – tomara que a esqueçamos rapidamente – foi o pênalti categórico que o uruguaio-botafoguense Loco Abreu bateu, na partida contra Gana, eliminando o último país africano no Mundial. No momento em que Loco Abreu partiu para decidir a partida, lembrei-me da final contra o Tinhoso, no Maracanã, em abril. Ele mostrou a mesmíssima frieza e categoria daquela partida que deu a meu amado Botafogo o título de campeão carioca de 2010. De canhota, como se estivesse numa pelada, Loco Abreu matou o goleiro ganês, com a única diferença que não usou a trave para enganar o hoje suspeito Bruno.

Confesso que, mesmo entristecido com a derrota do Brasil, dei uma gargalhada quando a bola estufou a rede do adversário. Loco Abreu é de uma coragem impressionante, tanto jogando pelo Uruguai como pelo Glorioso. Sei que o Uruguai terá que enfrentar a correria da Holanda pela frente, o que não será um bom negócio. Sei, também, que Loco Abreu não é titular do time de Montevidéu. Mas, quem sabe? Com sua frieza e sua altura, poderá ganhar a posição. E confesso que apesar de ter o Uruguai atravessado na garganta desde 1950 – e de outras refregas sul-americanas – vou torcer pela Celeste, única e exclusivamente por causa do alvinegro Loco Abreu.

Gana teve o jogo nas mãos no último minuto de jogo, com o pênalti a seu favor. Mas o atacante, que poderia eliminar o Uruguai naquele derradeiro chute, bateu um tiro de meta. E a jabulani estourou no travessão. Parece que estava escrito que 2010 é um ano alvinegro. Na série de pênaltis, coube a Loco Abreu fechar o caixão de Gana, com a coragem e a categoria de sempre. Os uruguaios foram à loucura, formando uma pirâmide sobre o jogador do Botafogo. Ah, como me recordei da decisão contra o Tinhoso... Por isso vibrei porque o alvinegro de General Severiano é o meu maior amor imaterial. Principalmente agora com os reforços que estão chegando.

E o Tinhoso? O que vocês me dizem dele? Bruno sob suspeita da polícia e Wagner Love fugindo às pressas para a Rússia, além de Adriano da Chatuba, que já tirou o time de campo antes que a polícia terminasse a investigação da moto dada de presente a um traficante. Não é uma beleza? Poderia haver coisa melhor? É cada vez mais importante que a PM instale na Gávea uma unidade da UPP. Só assim, o banditismo que ocorre por lá poderia ter fim. Mesmo assim, é preciso ter cuidado. É preciso uma unidade da UPP na Gávea e outra no Ninho do Urubu da Carniça.

Como diz um leitor deste blog, termino com a frase: “Loco Abreu neles...”

8 comentários:

Chico da Kombi disse...

###

Obrigado, caro Porto.

FORÇA CELESTE OLÍMPICA!

LOCO 13 neles!

\o/

###

Chico da Kombi disse...

###

O atacante Soares está suspenso e o Loco 13 tem 99% de chances de ser titular na semifinal, contra a Holanda.
\o/

Loco 13 neles!

Gloriosas Saudações Alvinegras.

###

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Malu Cabral disse...

Ah, que pena que o Bruno removeu a mensagem dele. Era assim:

"Loco Abreu, um idolo, re-colocou o Glorioso no centro do mundo do futebol, na Copa do Mundo e lavou a nossa alma com aquele penalti cobrado com categoria. Obrigado Loco, estamos juntos! Celeste neles.

Bruno

Malu Cabral disse...

Porto,

Estamos reescrevendo a história do Botafogo com Loco Abreu. E isso é fantástico!
Beijos

Rodrigo Sputter disse...

Quando vi o Loco Abreu entrar lembrei logo de vc...quando ele fez o gol sabia que vc ia escrever aqui...

eu tb escrevi um texto (sem revisão e correção) no meu fotolog:

http://www.fotolog.com.br/teenage_idol/63098396

E tem gente dizendo que essa seleção brazuca era das melhores...esse povo sei não...

Pra mim o Botafogo fica entre os 4 primeiros no Brasileirão...mas como tem coisas que só acontecem ao Glorioso, pode ser que não fique...mas pra sulamericana tenho certeza que vai ficar...mas ainda acho que ficaremos entro os 4 primeiros...

Unknown disse...

Como fiel botafoguense~não pude deixar de sentir alegria ao ver como Loco Abreu se tornou tão importante para o Uruguai. Não importa ser titular ou reserva o importante é saber o que fazer quando se é necessário. Botafoguenses, já que o Brasil decepcionou vamos torcer agora para que o Uruguai vá em frente.

Enéias Teles Borges disse...

Mestre,

Não sei se devo chorar pelo Brasil eliminado ou rir, em razão deste seu texto.

Concentro-me no Glorioso e tento esquecer essa seleção. Aliás as de 1990, 2006 e essa de 2010 são alguns pesadelos que insistem em ir e vir...

Abraços.