domingo, 29 de março de 2009

Uma emissora 100% tricolor


Por absoluta falta de sorte, fui obrigado a acompanhar a partida Botafogo x Fluminense, disputada no Maracanã, exclusivamente pela Rádio Globo. À exceção do Garotinho José Carlos Araújo, que é tricolor, mas narra o jogo com a mais irresoluta e absoluta isenção, seus comentaristas Gérson Nunes e Felipe Cardoso parecem que vão ao estádio com a camisa do Fluminense e só falam, durante os 90 minutos, no que deve ou não deve fazer o time dirigido pelo hoje aposentado Carlos Alberto Parreira. Faço idéia do que a dupla de tricolas não deve perpetrar em outras partidas.

Não quero justificar com isso a pífia atuação do Botafogo, que tomou um vareio do Vasco, empatou com o Americano e agora conseguiu perder do não mais que mediano time do Fluminense no último minuto, depois de estar vencendo de 1 a 0 até os 35 minutos do segundo tempo. De nada adiantaram as palestras da psicóloga em General Severiano – deve ser tricolor, também – tentando motivar os jogadores. E, Francamente. Victor Simões ser expulso de campo contra o Americano é dose para mamute desmamado. Caso não tenha levado uma advertência da diretoria, é erro.

Honestamente, tinha dado um tempo para meu blog depois do empate contra o Americano. Mas depois da derrota para o Fru-Fru, coisa que não ocorria há anos, fiquei revoltado. O Botafogo, como aconteceu nos dois últimos anos, caminha celeremente para fazer o papelão que cumpriu diante daquele time da Beira da Lagoa. Só se fizer agora, o Simpaticíssimo será tricampeão uma vez mais. E se cair diante de Vasco e Fluminense será uma vergonha que não tem mais tamanho.

Hoje, pedi a Malu Cabral para colocar a foto do blog algo que significasse o que estou sentindo. É uma espécie de luto que demonstro pela queda vertiginosa do alvinegro. Aliás, estou exausto desse tipo de descalabro. E não há diretoria que resolva o problema. De volta à Globo – sempre com respeito à Zé Carlos, tricolor mais do que moderado, Gérson só falta entrar em campo para cobrar a faltas próximas à área e Felipe, por incrível que pareça, chega a superar Nélson Rodrigues (1912-1980) na sua angústia pelo seu time.

Eu, que fui aluno de Zé Carlos, na Nacional, que me ensinou o pouco que sei de rádio, fico puto com comentários tão parciais. Não vou deixar de ouvir meu mestre, que é o melhor na latinha. Mas Gérson, que obteve suas maiores glórias no alvinegro, deveria ter um pouco mais de carinho com o clube que o projetou para a Seleção Brasileira. Até porque foi banido do Simpaticíssimo e já chegou ao tricola às vias da aposentadoria.
Fui.

9 comentários:

Christiano Nunes disse...

Porto,

Eu também dei um tempo do blog depois da atuação pífia contra o Americano. Francamente, time que quer ser campeão não pode jogar como o Botafogo jogou naquele jogo. Ontem eu sequer fiz questão de ver porque tive outros compromissos já agendados, e colocar uma partida sábado 20:30 da noite na minha opinião é burrice.

Enfim, a Verdade é que o Botafogo DEVE se recuperar já! Urgentemente. No próximo jogo contra o Madureira não pode haver desequilíbrio e nem corpo mole em hipótese alguma. Derrota nem pensar. Porque já diz o hino: "não podes perder, perder pra ninguém".

Enfim,

Levanta-te FOGO!

Saudações alvinegras

Pedro disse...

Mestre Roberto,

Infelizmente uns cospem no prato que comeram, como no caso do canhotinha. Outros não honram as vestes que usam, no caso desse time, desde o jogo contra os colonizados de são cristóvão. Mas todos eles passam, só o Glorioso fica.

Grande Abraço!

Anônimo disse...

Amigo Roberto Porto, uma vez mais compareço aqui no seu blog. Assisti ao jogo de ontem (sábado) e percebi - mais uma vez - que o Botafogo tem a irritante mania de perder prá si próprio. A alguns anos atrás, em uma partida também pelo estadual, transmitido via rádio, ouvi um comentário do jornalista Luis Mendes quando, no intervalo de um jogo contra o América - se não me engano - ele disse algo que nunca eu me esqueci. Disse que "o Botafogo sempre escolheu o caminho mais difícil, penoso, para conquistar títulos", algo assim. Lamentavelmente, acho que o jornalista tem razão. Como pode o Glorioso ser tão displicente consigo próprio? mesmo quando está vencendo de três, quatro a zero, a gente ainda fica com aquele incômodo e chato "frio na barriga". Como dizia um compositor cristão em uma canção que fez em homenagem ao Baltazar - o artilheiro de Deus - "o jogo começou, o povo quer vencer sua fome, seu medo, sua falta de paz, com aquele grito do gol! " É assim que me sinto sempre que assisto ao time do meu coração. O Botafogo não pode perder prá ninguém!!! Saudações alvinegras.

MAM disse...

E tem gente no canal Botafogo que teima que o Canhota é Botafoguense..acreditam tambem em boitatá...

MAM disse...

o jogo de ontem lamentavel em todos os aspectos...torcida a apatia do time...enfim...até quando vamos ver esse time de comportamento?

Saulo disse...

Mais uma vez perdemos um clássico e mais uma vez não jogamos porcaria nenhuma. Não sei o que aconteceu com o Botafogo nesses últimos jogos. Derrepente, os jogadores desanimaram, não estão mais se movimentando, tocando e com o espírito vencedor. E o pior, estão com os salários em dia e desta vez, não podem falar nada.
Até que saiu na frente contra o Fluminense, mas com o futebol horrível que está apresentando, permitiu a reação do Flu que conseguiu a vitória no fim do clássico em uma falta que não existiu.
Mas, não adianta ficar culpando o árbitro de ser decisivo no resultado do jogo porque esses árbitros cariocas são horríveis mesmo. Não adianta ficar arrumando explicações e falando que vai se recuperar.
O negócio é jogar bola de verdade e isso, os jogadores não estão querendo fazer.

Ricardo disse...

Com esse futebol de time acovardado, os jogadores, o técnico, os dirigentes e o presidente podem implorar para a torcida ir ao estádio que ninguém irá passar vergonha, não adianta psicologa, adiante é vergonha na cara e pelo menos tres meses de salários atrasados, só assim que funciona, tem que respeitar essa camisa de glórias mil.

Gil disse...

Mestre Porto,
O principal culpado é o Sr.NF. Ele vê outro jogo!
Quanto tempo se comenta que o Alessandro passa por uma fase péssima! Leandro Guerreiro e o Thiaguinho fora de posição! Que a dupla de zaga, Emerson e o Juninho, é muito lenta!
Observo que o treinador, nas entrevistas, após o jogo, sempre diz que não houve acomodação, que há tempo para recuperação, e o pior, sempre protegendo os jogadores.
A única vez que vi um comentário, na imprensa, que ele havia dado uma bronca foi no intervalo do jogo contra o poderoso time de Duque de Caxias.

Sobre a expulsão do Victor Simões, o treinador disse que foi vontade de acertar e não puniria o jogador. A meu ver o VS sabe que a bola não chega ao ataque, só chutão, e vem buscar jogo no meio, na defesa, e acaba cometendo essas faltas absurdas.

Desde que o NF assumiu o comando do BOTAFOGO, realizamos oito clássicos regionais (4 pelo brasileiro do ano passado e 4 pelo atual carioca). Quantos ganhamos?
UM! Isso mesmo UM clássico, contra o eterno time da terceirona, na semifinal da TG e foi um sufoco danado.

Infelizmente não tenho expectativa de melhora, mas continuarei torcendo muito pelo nosso BOTAFOGO.
Espero que não sejamos vice, de novo!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Luiz Rogério disse...

Roberto,

Fui ao Maraca na noite de sábado, peguei chuva, o carro do meu amigo acabou sendo vítima do prefeito, sendo rebocado ao lado da UERJ, em um local com a faixa branca e sem placa informando ser proibido parar e/ou estacionar.

Em relação ao jogo em si, na minha opinião no 1º tempo o adversário esteve mais perto do gol, mas no 2º tempo o Botafogo entrou com uma postura mais ofensiva e acabou sendo premiado o gol de penalidade máxima convertido pelo Maicosuel.

Depois do gol tivemos chances de ampliar, não fomos competentes e numa bobeira na saída de bola permitimos o empate.

Poderíamos ter feito 2x1, mas Reinaldo estava em um noite infeliz e acabou perdendo uma ótima oportunidade.

No final ainda levamos a virada, que lástima!

Mas tem males que vem para o bem!

O Alessandro foi expulso!!!! Com isso não poderá jogar a próxima partida contra o Madureira, assim poderemos ver o Gabriel desde o início da partida como titular, assim como o Thiaguinho na lateral direita, posição que ele poderá render bem mais do que está rendendo.

O Leandro parece que voltará a sua posição de origem, o que trará uma melhora de qualidade naquele setor do campo.

Vamos aguardar ... eu acredito na classificação para a semi-final da Taça Rio e chegando lá, poderemos devolver as derrotas aos vascinos e tricolores.

* Fiquei triste de ver a nossa torcida em minoria nas arquibancadas.

Forte abraço.

Saudações Alvinegras!!!!

Luiz Rogério