segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Botafogo, bicampeão brasileiro


Para mim – e para muitos outros alvinegros – o Botafogo de Futebol e Regatas e apenas campeão brasileiro de 1995, em memoráveis duas partidas contra o Santos. Mas a CBF, que tudo muda de uma hora para outra – baseada em relatórios estranhos, deu ao Glorioso o título de campeão brasileiro de 1968, como campeão da Taça Brasil. No infeliz Natal que tive, com a morte de minha companheira de 22 anos, Ada Regina Guimarães, foi o único presente que recebi – e amainou minha tristeza.

Agora, quer queiram ou não, o Botafogo do meu coração é bicampeão brasileiro de 1968-1995. Por que vou discutir? Por que vou negar? A CBF quis assim e eu aceito, até porque não estou em condições psicológicas de recusar rigorosamente nada. O que vier para amainar a minha dor será recebido de bom grado. E o Botafogo, já disse mil vezes, é o maior amor imaterial de minha vida. E assim será até que o árbitro soe o meu apito final. Levarei comigo estes e (quem sabe?) outros títulos.

E aí está o Botafogo campeão brasileiro de 1968, ligeiramente desfalcado, mas sempre o famoso alvinegro de General Severiano: de pé, de esquerda para a direita, Moreira, Cáo, Zé Carlos, Dimas, Carlos Roberto e Valtencir; agachados, na mesma ordem, Zequinha, Afonsinho, Ferretaço, Humberto Redes e Paulo César Lima. E quem não gostar da idéia, é só mandar uma reclamação para a CBF. O Simpaticíssimo já disse que vai mandar. Ele, Simpaticíssimo, e o Tabajara Futebol Clube.

O chororô agora é na Gávea, onde havia a Favela do Pinto.

16 comentários:

Rafael disse...

Não esquece do Flamengo nem num momento difícil desses. E, pra variar, fala bobagem. Incrível.

Na alegria ou na tristeza pense sempre no Flamengo. E ainda tentam questionar a grandeza do clube da Gávea.

Força pra você.
Abraços

Chico da Kombi disse...

###

Força, caro botafoguense Roberto Porto.

FELIZ FOGÃO 2011!

Gloriosas Saudações Alvinegras.

###

Osvaldo Vasques disse...

Boa noite cearense ao blog do RP.
.
Todo alvinegro é forte de espírito e de caráter. E voce, caro Roberto Porto, como um dos maiores alvinegros de todos os tempos, é a prova disso.
.
Que DEUS, sempre ELE, lhe dê muitas fõrças, para superar esse momento difícil que voce passa.
.
Saudações Alvinegras do BI-CAMPEÃO BRASILEIRO, 68-95.

Tauan Ambrosio disse...

Bom ver você voltando a escrever no blog. Força!

Tauan Ambrosio disse...

Bom ver você voltando a escrever no blog. Força!

Enéias Teles Borges disse...

Mestre, somos bicampeões e ponto final! É meio esquisito, mas aceito de braços abertos.

Sandro. disse...

Coisa de urubu mesmo vir aqui e ainda por cima cornetear o Roberto. Não sabe brincar não desce pro play!!

Mr. Cristian disse...

Roberto Porto,

Espero que você supere este final de ano não tão bom quanto você merece e escreva mais freqüentemente neste espaço.

Consegui comprar o seu livro 101 anos de histórias, mitos e superstições através do Submarino.com, estou muito contente, iniciarei a leitura neste final de semana.

Grande abraço do leitor que é seu fã,

Cristian Melandri Dias

Eraldo Santos Tag DF. disse...

Roberto Porto, saudações alvinegras. Quem vai levantar o Moral deste Clube? porque aceitamos com tanta facilidade e imobilismo essa mentira futebolística de que esse midiático time vermelho e preto é maior e melhor que a Estrela Solitária de Garrincha e Nilton Santos? porque o Botafogo insiste em querer ser coadjuvante neste medíocre campeonato carioca? o que falta a este Clube? sorte? vontade de ganhar? com toda esta história, o Botafogo de Futebol e Regatas deveria ter vencido TODOS os principais torneios de futebol do mundo!!! o Botafogo parece que duvida do seu próprio tamanho!! o BOTAFOGO É UM GIGANTE!! não foi por acaso que escolhi (ou fui escolhido) ser BOTAFOGUENSE!! Quando é que enxergaremos isto?? Todos os BOTAFOGUENSES precisam dar as mãos e torcer como nunca pelo MAIOR DO MUNDO!! o Botafogo precisa mudar - e rápido. Chega de ser coadjuvante para o time dos analfabetos do esporte! Somos muito maiores do que eles. Saudações botafoguenses!!
PS:Queremos ver e ler seus artigos outra vez, grande botafoguense!!

Anderson Silva disse...

rodrigo e demais senhores deste espaco botafoguense,

venho aqui retirar TODO o meu apoio e compreensao que antes sempre tinha depositado nesta diretoria atual do BOTAFOGO F.R.

As atitudes recentes e atuais desta diretoria nao merecem nenhum tipo de apoio ou ha qq tipo de coerencia, em vista do que esta se tornando nosso clube no dia de hoje.

A "pa-de-cal" na minha paciencia com esta turma que eesta la no comando foram basicamente 3 coisas:

1) a ultima coletiva dos dirigentes, colocando uma obra de infra-estrutura interna (e nada mais que obrigatoria) como um fator extremamante importante para o clube, acima do futebol, que deveria ser o carr-chefe da instituicao.

2) a deteccao de que existem muitos volantes no time. Ora, mas so estao vendo isso agora??????? e oque eles vao fazer no clube diariamente?

3) a nota da ANAF diminuindo e menosprezando o BOTAFOGO F.R. de forma acintosa e desrespeitosa, como se o clube fosse um avai da vida.

A QUE PONTO NOS CHEGAMOS????
TA TODO MUNDO SACANEANDO O BOTAFOGO, COMO SE FOSSEMOS UM LEPROSO, UMA DOENCA!!!!
ONDE ESTAO OS VERDADEIROS BOTAFOGUENSES???
PORQUE TANTO DESRESPEITO COM O CLUBE E SUA TORCIDA????

NAO HA MAIS ESPACO PARA UM PRESIDENTE QUE COLOCA UM SHOW DE ROCK COMO ALGO MAIOR DO QUE ESTA ACONTECENDO HOJE EM DIA NO CLUBE, QUE TEM VARIOS JOGADORES FRUTOS DE ACORDOS PARA BENEFICIOS PROPRIOS DE DIRIGENTES!!!!

NAO DA MAIS!!!!
CHEGA!!!!!
CHEEEGGGAAAAAA!!!!!!

Botafogo disse...

Os torcedores do "clube da beira da Lagoa" não tem a decência de respeitar a dor do Mestre e vêm com suas palavras de baixo calão perturba-lo. A megalomania fede também... FOOOGOOO ! A juventude Botafoguense deu um show hoje :)

Ricardo Pereira disse...

Roberto, não tive como não lembrar de você nesses 4 a 0 sobre o bacalhau que estava se achando. Esse jogo merece um texto seu, eles estão fazendo falta.

Um abraço alvinegro,

Ricardo Pereira

Botafogo disse...

Cadê o professor? No momento em que perdemos o Prof. Raimundo Nonato, lembro de procurá-lo. Não desista, o Sr. é muito importante para muita gente ! Saudações Botafoguenses :)

Émerson disse...

GRANDE PORTO!!!
GLORIOSO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, CAMPEÃO!!!
VIVA O FOGÃO!!!!

Conteúdo Botafoguense disse...

Descanse em Paz grande Botafoguense !

Sandro. disse...

Vá com Deus meu irmão!